Atualização profissional em Hipertrofia Muscular





A maioria dos praticantes de musculação busca esta atividade para promover a hipertrofia muscular. Ela é responsável pelo aumento da massa muscular, provocando o crescimento visível da musculatura através da exigência física imposta pelo exercício.

Em um treino pesado ocorre ruptura de algumas fibras musculares e isto ocasionará micro lesões que acontecem em função do esforço o qual muitas vezes não estamos acostumados.

Isso faz com que o corpo reaja a esse estímulo, criando um processo de cicatrização e aumentando a síntese de proteínas contráteis, e por conseqüência o tamanho do músculo.

Treinamento de Hipertrofia - Curso com Dr. Paulo Genti

Conforme o tecido vai se tornando hipertrofiado ele deixa de responder aos estímulos que está habituado e para ser tornar ainda maior e mais hipertrofiado será necessário que haja a mudança do estímulo.

Essas mudanças por ser feitas através de, por exemplo, aumento da sobrecarga, aumento na quantidade de séries, mudança no tipo de exercício e mudança na estratégia do treino.

Para que ocorra a hipertrofia deve-se ter em conta também, o fornecimento de oxigênio e dos nutrientes para que seja maior o suprimento das exigências fisiológicas do organismo.

Então o aluno deverá ficar atento à respiração e também ao aporte nutricional (dieta) para um melhor ganho de musculatura. Isso é apenas um resumo do que ocorre, pois tratar-se de um processo muito mais complexo, a hipertrofia é resultado de diversos fatores.

Devemos sempre lembrar que buscar um profissional da Educação Física especializado será sempre a solução para um melhor acompanhamento nos seus treinos.

A hipertrofia muscular pode ser de 2 tipos:
  • Transitória: aumento do volume do músculo que ocorre durante uma atividade física, esse aumento de volume ocorre por causa do acúmulo de líquido intracelular.
  • Crônica: aumento do tamanho do músculo como resultado da prática sistemática do treinamento de força, quando existem modificações estruturais reais nos músculo.

O bom desempenho no treinamento para a hipertrofia muscular e/ou força depende da experiência teórica e prática do treinador pois há inúmeras variáveis intervenientes e que se não forem bem ajustadas poderão contribuir negativamente para o resultado final.

Uma rotina de treinamento que vá ajudar na hipertrofia e/ou ganho de força deve ser pensada, planejada e executada com atenção nos mínimos detalhes, caso contrário os clientes poderão se lesionar e/ou não obter aquele resultado tão esperado.

Conheça o Musculação Funcional e Tradicional - Express. É  um método de treinamento para ajudar profissionais a planejarem seus treinos de musculação, entregando mais resultados para seus clientes em mesmos tempo, e com treinos curtos e intensos. Clique aqui e saiba mais!


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário