Agilidade no Basquete




O jogo de basquetebol prevê, em sua estrutura, que cada equipe tenha a oportunidade de obter, por um motivo ou por outro, a posse de bola. Visto na regra do jogo, cada equipe possui um espaço de tempo de 24 segundos para finalizar o seu ataque. Ou seja, o período em que um jogador ataca ou defende é delimitado. Uma partida é naturalmente uma sequência de ataque e defesa. Cada equipe, ou melhor, cada jogador tem responsabilidades igualitárias, de defender e de atacar.

A valência motora agilidade é desenvolvida com velocidade máxima em um espaço de, no máximo, 30 metros tendo em vista as características da quadra e a especificidade do jogo de basquetebol. O treinamento de velocidade se divide em três etapas que são: velocidade cíclica, velocidade acíclica e velocidade de reação. A velocidade de reação ou tempo de reação é desenvolvida para que possibilite ao jogador de basquetebol reagir ao estímulo provocado pelo jogo no menor tempo possível.

O tempo de reação é uma situação que não se consegue antecipar, não se pode saber quando vem o estímulo (± 180ms), porém é algo treinável, mas depende do número de escolhas a que se deve reagir. O tempo de resposta é a somatória do tempo de reação e do tempo do movimento.

O tempo de reação é influenciado por alguns fatores com, por exemplo: número de alternativas, compatibilidade entre estímulo e resposta, quanto à prática e a tentativa de antecipação.

Os exercícios de agilidade irão aumentar a velocidade de deslocamento, rapidez, coordenação e o mais importante treinar a habilidade de mudar de direção com o mínimo de desaceleração.

Os atletas de basquete de destaque geralmente são aqueles que se movimentam ′como um raio′ na quadra. Porém não é necessário que o atleta tenha uma boa marca nos 100m rasos para faze-lo um jogador rápido em quadra…

Então, ao treinar a agilidade no Basquete, é preciso prestar atenção nessas variáveis expostas acima. 

Dicas para estudantes e profissionais que lidam com o Basquete: 
Conceitos Técnicos e Táticos do Pick and Roll


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário