Instrutores devem investir no Pilates para Idosos






As pessoas no mundo estão envelhecendo e elevando, cada vez mais a expectativa de vida. Com isso, pessoas estão morrendo cada vez mais tarde e procurando alternativas para diminuir os efeitos do envelhecimento, principalmente o funcional, que envolve aspectos físicos, como equilíbrio, força, resistência.

Porque praticar Pilates faz bem aos idosos

Deixa os músculos mais flexíveis

Com o envelhecimento, os músculos se tornam mais "duros". Mover se torna muito difícil, as articulações ficam muito rígidas e cada passo é uma verdadeira luta. Ao praticar Pilates, os músculos, antes enrijecidos, voltam a se tornar mais flexíveis. Andar passa a ser mais simples e menos dolorido.

Torna as articulações menos rígidas

Esse benefício trazido pela prática regular do Pilates se relaciona diretamente com o que listamos acima. Os exercícios que compõem a prática deixam as articulações menos rígidas, tornando os movimentos mais fáceis e menos incômodos, permitindo as idosos manter a independência tida nos anos de juventude.

Melhora o equilíbrio e a coordenação motora

Com o avanço da idade, manter o equilíbrio e a coordenação motora se torna muito difícil. O corpo não responde tão facilmente quanto antes, e cair se torna um risco constante. Para melhorar o equilíbrio e a coordenação motora, praticar Pilates facilita o dia a dia, evitando inclusive o risco de lesões, facilitando o equilíbrio e mantendo a coordenação motora.

Aumento da consciência corporal e de postura

Conforme a idade avança, é natural que a coluna vertebral fica arqueada e a postura ruim, causando muitas dores nas costas. Ao praticar Pilates regularmente, os idosos melhoram sua postura e tomam consciência de seu corpo. Ou seja, o idoso começa a entender melhor quais seus limites e como se comportar para evitar dores.

Fortalecimento muscular

Com a idade, o tônus muscular vai diminuindo, enfraquecendo a musculatura e facilitando quedas e possíveis lesões. Os exercícios propostos pelo Pilates fortalecem os músculos, melhorando a qualidade de vida.

Melhora da concentração e capacidade respiratória

Os exercícios propostos pelo Pilates melhoram a concentração dos idosos para tarefas simples, fundamental para aquecer a memória. Além disso, a sequência favorece ainda a capacidade respiratória, diminuindo as chances de que a pessoa perca o fôlego.

Essa população tem características especiais e para o instrutor de Pilates, é necessário prestar atenção nisso para ter um melhor desempenho na atividade. 

 
Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos. Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui e saiba mais


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário