O que é Antropometria?





Antropometria  é o conjunto de técnicas utilizadas para medir o corpo humano ou suas partes.

Pisar em uma balança somente nos diz o peso combinado de todos os tecidos do nosso corpo. Esse peso pode variar ao longo do dia, dependendo da hora do dia, estado de hidratação ou o que você está gastando. Por outro lado, a composição corporal, revela as proporções relativas de gordura e massa magra do corpo. A peso de gordura consiste em dois tipos de gordura: gordura essencial e não essencial. O segundo componente da composição corporal, a massa magra, refere-se aos ossos, tecidos, órgãos e músculos.

Gordura Essencial é a quantidade mínima de gordura necessária para a função fisiológica normal. Para o sexo masculino e feminino, os valores de gordura essenciais considerados normais, são de 3% e 12%, respectivamente. 
A gordura acima do valor mínimo é considerada como gordura não essencial. Os valores normais de gordura corporal são de 10-22% para os homens e para as mulheres 20-32 %, sendo assim, satisfatórios para uma boa saúde.

Com a composição corporal dentro da faixa recomendada, acredita-se, que os indivíduos apresentam menor risco de desenvolverem doenças relacionadas à obesidade, como diabetes, pressão alta, e até mesmo alguns tipos de câncer. 
Também é considerado um conjunto de riscos, quando a gordura corporal é muito baixa. Sendo que, valores abaixo dos níveis recomendados para o mínimo de gordura essencial, afetam negativamente o fornecimento de vitaminas para os órgãos, a capacidade de funcionamento do sistema reprodutivo, e o bem-estar geral.


   

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário