Como elaborar aulas de MAT Pilates com acessórios?





Um completo e satisfatório programa de Pilates pode envolver apenas exercícios sem acessórios ou utilizar vários deles, depende exclusivamente do aluno e de você como instrutor dos exercícios. Cada aula oferece uma ampla variedade de exercícios, de forma que nenhuma aula seja igual a outra.

Antes da aula, tenha em mente os exercícios que vai passar, pense exclusivamente naquele aluno, em seu desempenho durante as aulas, em sua consciência corporal quando realiza os movimentos, para então planejar os exercícios que ele vai realizar em solo.

Primeiramente, antes de saber como montar uma aula de MAT Pilates com acessórios, vamos a alguns conceitos e teorias.

O MAT Pilates preza pela qualidade de execução do movimento e não pela quantidade de exercícios, peso ou de repetições.

Todos os movimentos devem ser realizados com muita concentração e consciência corporal, utilizando a força da gravidade e do peso corporal para fortalecer a musculatura.

A musculatura abdominal é o foco central desses exercícios e sua ativação deve estar sincronizada com a respiração torácica, equilibrando corpo, mente e respiração.

A utilização do peso do corpo como carga tensional nos exercícios, aumenta consideravelmente o nível de dificuldade, e por isso, todos os exercícios realizados no MAT devem ser adaptados ao nível em que os seus alunos se encontram.

Apenas aquele aluno muito experiente, que já pratica Pilates há muito tempo e que tem uma consciência corporal perfeita, conseguirá realizar o repertório original de Pilates na sua perfeição, e mesmo assim, como todos os praticantes, precisará de uma correção ativa por parte do professor.

Enquanto isso, o Pilates em aparelho é destinado aos treinos individualizados, para aqueles alunos que não conseguem ativar todos os princípios do Pilates e com necessidades específicas de treinamento. Mas isso não quer dizer que exercícios avançados, que exigem muita consciência corporal, não sejam feitos nos aparelhos clássicos.

Todos estes elementos enriquecem nosso trabalho como instrutores de Pilates, além de ser um conteúdo educativo e estimulante para as pessoas que praticam o Método. Acessórios leves no Pilates também melhoram a qualidade de nossas aulas, sempre a partir dos objetivos propostos e partindo da observação das necessidades de cada grupo ou pessoa.

O Pilates com acessórios ajuda no momento de realizar os movimentos do método, auxiliando para uma variável quantidades de exercícios. Desta forma, os acessórios ajudam e muito os exercícios, garantindo vários benefícios para o corpo e mente.

Para finalizar, vou te sugerir um curso online de Pilates com Acessórios, com um bom custo x benefício. Este curso tem como objetivo ajudar a montar estratégias de adaptação dos exercícios, dar maior possibilidade de variações para quem trabalha sem os aparelhos de Pilates e introduzir o método de forma mais simples para quem tem dúvidas se quer fazer uma formação completa no método. Clique aqui e saiba mais!

Sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo e posso te indicar cursos e ebooks sobre esse assunto.. Entre em contato conosco através do Email, do Whatsapp ou do Messenger

Comente:

Nenhum comentário