Pilates e a Bola Suiça



 


O uso da bola suíça  estabiliza os músculos e trabalha as camadas mais profundas de uma maneira mais eficaz. Os aparelhos de exercícios apoiam a coluna e os glúteos, ou seja, essas áreas ficam relaxadas durante o exercício e, por isso, não são trabalhadas. Com a bola, os músculos estão sempre trabalhando. A bola ainda oferece condições para acréscimo do uso de peso e resistência, a base de suporte instável recruta músculos estabilizadores profundos.

Ao mesmo tempo em que está fortalecendo o corpo, a bola de exercícios aumenta a propriocepção, que a consciência de como o corpo se movimenta no espaço. A bola ajuda a concentrar sua atenção em perceber e interpretar estímulos e sensações do mundo ao redor. Assim, a bola é utilizada para recuperar habilidades motoras, elevar a percepção sensorial e intensificar o desempenho atlético. Aumentando a velocidade do exercício e diminuindo a superfície de apoio, o desafio também aumenta e isso pode ajudar atletas de elite a chutar, girar e saltar com mais força e controle.

Saltar com a bola é um exercício cardiovascular, dinâmico e seguro, que protege o coração e os pulmões. Além do mais, a bola amortece o corpo enquanto salta e treina os pés a se adaptarem com segurança no impacto com o chão. Em nenhum outro lugar a transferência de peso pode ser mais bem praticada do que em cima da bola.

Por suas características que envolvem diversão, desafio, dinamismo, a bola traz o lúdico para a sala de aula. O fato de ser instável estimula todo o sistema neuromotor que regula o equilíbrio e ajuda na ativação dos músculos profundos do tronco. Quanto maior o desafio, maior necessidade de controle para não cair e para dominar a bola durante o exercício. A bola exige, portanto, equilíbrio, concentração, controle e domínio do corpo, em especial, nos exercícios desafiadores. É possível explorar, força, mobilidade, flexibilidade, resistência, de forma criativa e divertida.

É uma ótima opção para o trabalho diferenciado no Pilates.

O ebook "Controle do Estresse e Exercícios Cardiovasculares com Auxílio da Bola no Pilates" é um método ilustrado com as técnicas do Pilates que evitam o estresse e suas consequências e que te possibilitará aperfeiçoar suas técnicas no Pilates

Sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo e posso te indicar cursos e ebooks sobre esse assunto.. Entre em contato conosco através do Email, do Whatsapp ou do Messenger

Comente:

Nenhum comentário