Pilates e a Bola Suiça



 


O uso da bola suíça  estabiliza os músculos e trabalha as camadas mais profundas de uma maneira mais eficaz. Os aparelhos de exercícios apoiam a coluna e os glúteos, ou seja, essas áreas ficam relaxadas durante o exercício e, por isso, não são trabalhadas. Com a bola, os músculos estão sempre trabalhando. A bola ainda oferece condições para acréscimo do uso de peso e resistência, a base de suporte instável recruta músculos estabilizadores profundos.

Ao mesmo tempo em que está fortalecendo o corpo, a bola de exercícios aumenta a propriocepção, que a consciência de como o corpo se movimenta no espaço. A bola ajuda a concentrar sua atenção em perceber e interpretar estímulos e sensações do mundo ao redor. Assim, a bola é utilizada para recuperar habilidades motoras, elevar a percepção sensorial e intensificar o desempenho atlético. Aumentando a velocidade do exercício e diminuindo a superfície de apoio, o desafio também aumenta e isso pode ajudar atletas de elite a chutar, girar e saltar com mais força e controle.

Saltar com a bola é um exercício cardiovascular, dinâmico e seguro, que protege o coração e os pulmões. Além do mais, a bola amortece o corpo enquanto salta e treina os pés a se adaptarem com segurança no impacto com o chão. Em nenhum outro lugar a transferência de peso pode ser mais bem praticada do que em cima da bola.

Por suas características que envolvem diversão, desafio, dinamismo, a bola traz o lúdico para a sala de aula. O fato de ser instável estimula todo o sistema neuromotor que regula o equilíbrio e ajuda na ativação dos músculos profundos do tronco. Quanto maior o desafio, maior necessidade de controle para não cair e para dominar a bola durante o exercício. A bola exige, portanto, equilíbrio, concentração, controle e domínio do corpo, em especial, nos exercícios desafiadores. É possível explorar, força, mobilidade, flexibilidade, resistência, de forma criativa e divertida.

É uma ótima opção para o trabalho diferenciado no Pilates.

Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos. Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui e saiba mais


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário