Duas formas de se fazer Shiatsu




Resultado de imagem para terapia alternativa

Segundo a medicina tradicional chinesa, todo ser vivo tem uma capacidade de autorregulação natural. Isso reflete a integração do homem com o meio ambiente, e também do homem com sua própria fisiologia. Propriedade esta também denominada como homeostase.

Um desequilíbrio de saúde - seja de ordem física, emocional ou mental - é visto como uma falha desse sistema de autorregulação. Quando isso ocorre, o organismo começa a manifestar uma variedade de sintomas. Nesse sentido, as terapias integrativas e complementares podem fazer com que o corpo retome sua capacidade de equilíbrio e de autorregulação. O shiatsu é uma terapia que utiliza a pressão  sobre a pele com o intuito de prevenir e curar a doenças pela estimulação  da recuperação natural do corpo, eliminando elementos que produzem fadiga e promovendo a saúde.

Existem duas formas de obter esse equilíbrio por meio do shiatsu, através do zen shiatsu e do shiatsu pés descalços, vamos conhecê-los:

Zen shiatsu ou meditação pelo toque

Desenvolvido através do conhecimento milenar da medicina chinesa e influenciado pelo zen budismo ou filosofia zen, esta variedade do shiatsu pode ser traduzida como "meditação através do toque". A união do zen ao shiatsu ultrapassa a pressão dos dedos sobre os pontos energéticos, intensificando a troca de energia entre terapeuta e paciente, através da massagem e da meditação.

Shiatsu pés descalços

Nesta modalidade, o terapeuta trabalha, durante todo o atendimento, predominantemente com os pés, e não com dedos, polegares e palmas das mãos, como ocorre no shiatsu tradicional. Essa prática também se diferencia do zen shiatsu, no qual o terapeuta utiliza manobras com o uso de cotovelos e joelhos.

No shiatsu pés descalços o terapeuta fica em pé e utiliza os próprios pés - em alguns momentos com pisadas parciais e outros com pisada total (manobra realizada com os dois pés) - sobre o corpo do paciente. A ação gravitacional é utilizada ainda com maior função, pela própria postura do terapeuta.

Cursos online sobre Terapias Alternativas: 

Liberação Miofascial - Ventosas + Instrumental+ Manual + Acessórios

Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)

Curso Online de Pulsologia

Curso online Reiki em Animais

Curso Online de Talassoterapia

Curso Online de Massoterapia com Pedras Quentes, Frias e Argila

Curso online de Fitoterapia

Curso Online de Reflexologia Podal

Curso Online de Reiki Teórico

Curso Online de Shantala

Curso Online de Cromoterapia

Curso Online de Quick Massage

Aprenda Auriculoterapia

Curso Online de Fitoterapia

Curso de Aromatologia na Saúde com Fabian Laszlo - Módulo 1

Curso Online de Terapia Ortomolecular

Curso de Formação em Consultor Profissional de Feng Shui

Curso Online de Terapia Ortomolecular


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário