Lesões no Voleibol






O voleibol é uma modalidade desportiva que proporciona aos jovens uma óptima forma de exercício aeróbico e de desenvolvimento da agilidade e da coordenação. Com consistência esta é a modalidade desportiva que no nosso país atrai mais as jovens do que os jovens.

Como consequência de na última década a adesão à modalidade ter aumentado significativamente, as lesões inerentes têm aumentado também nos nossos atletas.

Ebooks grátis sobre Esportes e Educação Fìsica
 
No entanto e apesar do voleibol ser das modalidades desportivas que mais baixa taxa de sinistralidade apresenta, os seus praticantes estão permanentemente expostos quer a lesões traumáticas, quer a lesões de sobrecarga.

Como o Voleibol envolver movimentos repetitivos acima da rede, para bloquear ou para atacar, ou ainda durante o saque, os jogadores estão constantemente expostos a lesões no ombro. Nas mesmas circunstâncias são também muito susceptíveis às lesões nos dedos das mãos e durante o salto, nos tornozelos e nos joelhos.

No ombro, as lesões de sobrecarga na área da coifa dos rotadores são muito frequentes, particularmente a bursite sub-acromial e a tendinite. A rotura da coifa no atleta sénior não é infrequente. A entorse e a luxação acrómio-clavicular são das lesões agudas mais frequentes.

Nas mãos as lesões mais frequentes, são a entorse dos dedos, as roturas de ligamentos e tendões, as luxações nos dedos, as fracturas de falanges e metacárpios.

Os diferentes tipos de entorse no tornozelo, são das lesões agudas mais frequentes no voleibol e sempre responsáveis por períodos prologados de incapacidade funcional. Muitas vezes complicam-se com lesões severas nos ligamentos e na cartilagem articular do astrágalo. As fracturas maleolares não são infrequentes assim como a fractura da base do 5º metatársico (Jones).

No joelho as lesões de sobrecarga que mais comprometem os voleibolistas são a tendinose do rotuliano (joelho do saltador) e a doença da cartilagem do compartimento femuro-rotuliano. Das lesões traumáticas agudas, a luxação e a fractura da rótula e ainda a rotura do ligamento cruzado anterior são as mais frequentes.

A lombalgia cronica é a lesão de sobrecarga mais comum nos atletas de voleibol e resulta da solicitação contínua e do estiramento dos músculos e ligamentos para-vertebrais. Com frequência provoca largos períodos de perda de atividade.

Dicas para professores e estudantes

Ter material de qualidade para o estudo do Voleibol é importante. Eu indico:

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário