Hidroterapia em patologias de joelho





Há inúmeras vantagens da atuação da hidroterapia realizada em piscina aquecida em pacientes que foram submetidos a cirurgia ortopédica de joelho.
Dentre tantas podemos citar que na água se permite movimentos ativos sem a resistência da força da gravidade, permitindo também a descarga de peso e o fortalecimento gradativo e precoce da musculatura, assim como o treino de marcha livre nas primeiras sessões sem causar riscos de lesões.

Pacientes que passaram por algum tipo de cirurgia de joelho, muitos vem a apresentar quadro clínico de dor, bloqueio articular, derrame articular, dor a palpação, hipotonia de quadrícepes, dentre outros sintomas.

A reabilitação aquática (hidroterapia) tem o papel de resgatar uma melhor funcionalidade da estrutura do corpo que sofreu uma determinada disfunção.

Vale a pena ressaltar que a hidroterapia visa uma reabilitação segura no pós-operatório, proporcionando ao paciente uma melhor qualidade em sua recuperação e uma redução no tempo de reabilitação.

Isso porque os exercícios em água aquecida promovem inúmeros benefícios, tais como: relaxamento muscular, redução da sensibilidade a dor, redução de espasmos musculares, melhora da circulação periférica, melhora da consciência corporal, do equilíbrio e principalmente da auto-confiança.
A hidroterapia é um tratamento que visa não só a reabilitação em pós-operatório de cirurgias ortopédicas, mas também se mostrando eficaz em outras disfunções, tais como: sequelas de AVC e outros traumas neurológicos; problemas vasculares; reumatológicos, etc.

É um tratamento específico e individual, sendo que para ser realizada não é necessário saber nadar, mas sim uma indicação médica com um diagnóstico definido, aí é só marcar sua avaliação com o fisioterapeuta.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário