Fisioterapeuta: aprenda a fazer Mobilização Neural






A técnica fisioterapêutica mobilização neural, também co nhecida por neurodinâmica, é, essencialmente, a aplicação clínica da mecânica e da fisiologia do sistema nervoso e como elas se relacionam entre si e são integradas à função do músculo esquelético.

Os manuseios da mobilização neural restauram o conceito de "neurodinamismo" do sistema nervoso, uma união entre a anatomia e a funcionalidade, algo que confere aumento da amplitude de movimento, diminuição do quadro de dor e agilidade no retorno as atividades de vida diária.

Quando o corpo humano perde o neurodinamismo, ele imediatamente restringe sua capacidade de alongamento, agora imagine as consequências disto para um atleta, bailarino ou esportista. Significa a redução da amplitude do seu próprio gesto esportivo. A denominação desta lesão é Tensão Neural Adversa.

Porém, quando nos aprofundamos nos conhecimentos do neurodinamismo, identificamos que a prostração, a falta de movimento, a dificuldade da população em realizar exercícios físicos devido à falta de cultura preventiva a lesões, traz como consequência dores incalculáveis, constantes e dispersas, que se iniciam devido as disfunções neurológicas.

Aprende-se com esta nova abordagem da mobilização neural, que não somente os sistemas articulares, musculares, facetários ou de estruturas interligadas podem causar lesão, mas também qualquer alteração da biomecânica dos tecidos nervosos pode gerar problemas ao paciente, sendo necessário o fisioterapeuta avaliar e tratar este sistema.

Nesse método, parte-se do princípio que comprometimentos da fisiologia e da mecânica do sistema nervoso (movimento, elasticidade, condução, fluxo axoplasmático) podem levar a disfunções do sistema nervoso, ou nas estrutu ras musculoesqueléticas por ele inervadas, e que o restabelecimento de sua biomecânica e fisiolo gia adequada, por meio do movimento e/ou ten são, permite a recuperação da extensibilidade e da funcionalidade normal desse sistema e das estruturas comprometidas.

Compreenda que a mobilização neural, ou outro recurso fisioterapêutico só pode te somar valor na grande experiência de ser fisioterapeuta. A Mobilização Neural é um método de tratamento do tecido nervoso que utiliza técnicas de terapia manual aplicada pelo Fisioterapeuta com a finalidade de recuperar o movimento ativo e passivo por meio da melhora da elasticidade do tecido. Conheça o curso Mobilização Neural da Voll, que é excelente para saber mais sobre essa técnica. Clique aqui!

Em cada nova abordagem de assunto da mobilização neural, a partir dos próximos textos, quero que você agregue as discussões de neurodinamismo a tudo o que você conhece, seja de terapia manual, cinesioterapia, ou qualquer outro conhecimento que você já possua.



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário