Atuação profissional na Medicina Legal






A medicina legal e perícias médicas são tão importantes no contexto atual quanto em qualquer outra área do conhecimento clínico e científico. Seu valor se dá pela indispensável assistência médica, judicial e trabalhista.

A Medicina Legal é a única carreira médica que não é apenas da área de saúde, ela também é jurídica. Assim, essa área utiliza da medicina como uma forma de garantir a justiça e os direitos dos cidadãos. Mas através de quais mecanismos o médico perito atua?

A perícia é a atividade própria da medicina legal. Sendo que ela pode ser judiciária, cível, administrativa, securitária ou auditoria. Basicamente, o profissional produzirá laudos médicos técnicos, com o intuito de ajudar a justiça. Assim, tudo desde análise de cenas de crimes até autópsias cabe à Medicina Legal.

A especialidade no Brasil só foi oficializada em 2011 pelo Conselho Federal de Medicina, com o nome de "Medicina Legal e Perícias Médicas". Como residência, apenas a FMUSP possui um programa, com duração de 3 anos. Mas os médicos generalistas são elegíveis para concursos de Médico Legista.

Áreas de atuação

Dentro da perícia médica, que é a principal forma de atuação do Médico Perito, existem algumas divisões. Dentre elas, podemos destacar:

Perícia Administrativa: Analisa a saúde do trabalhador, podendo atestar capacidade ou incapacidade para determinada atividade.
Perícia Criminal: O tão sonhado CSI, mas aplicado à vida real. Responsável pela instauração e resolução de crimes com evidências médicas.
Perícia Securitária: Responsável pelas análises feitas às companhias de seguro.
Perícia Cível: Cuida dos delitos praticados contra o patrimônio, bens ou outros valores de terceiros.

Cada área costuma ter um concurso próprio. Além disso, a carreira de professor de Medicina Legal também é uma possibilidade.

Um especialista em medicina legal forense precisa ter extensos conhecimentos técnico-científicos em diversas áreas da medicina, como fisiologia, neurologia, anatomia, ortopedia, cirurgia e clínica.

Além disso, interessados em atuar nessa área também precisam ter familiaridade com a área jurídica e habilidade para lidar com processos burocráticos, que muitas vezes demandam tempo para serem concluídos.

Também é importante considerar que o trabalho de um médico legista exige extrema responsabilidade. Na mesma medida que traz a satisfação de contribuir para a elucidação de crimes e, consequentemente, para uma sociedade mais justa, um laudo com informações incorretas pode acusar um inocente e trazer prejuízos incalculáveis.

A área de atuação de um médico legista é ampla e bastante promissora. Tradicionalmente, os pós-graduados em medicina legal forense buscam prestar concurso público que os possibilite atuar em uma das unidades do Instituto Médico Legal (IML).

No entanto, o médico legista também pode seguir carreira acadêmica, atuando como professor universitário, ou trabalhar na iniciativa privada, prestando consultoria para escritórios de advocacia.

Embora ainda existam muitas possibilidades a serem exploradas, a carreira tem atraído cada vez mais médicos interessados em atuar em uma área que, além de dinâmica e envolvente, oferece a estabilidade de um cargo público.

Por isso, os concursos estão cada vez mais disputados e estar bem preparado é essencial para quem deseja atingir sucesso na profissão.

Para concluir, a medicina legal é uma especialidade que une conhecimentos e práticas médicas à ciência jurídica com o objetivo de auxiliar investigações de interesse da justiça, ou seja, está inserida no campo forense. A medicina legal é principalmente aplicada em esclarecimentos de âmbito criminal, mas também é utilizada na fiscalização do exercício médico profissional, e no estudo e solução de problemas nas áreas trabalhista, securitária e preventiva. O campo de trabalho para profissionais de medicina forense é bastante amplo, e opções de atuação são facilmente encontradas. O curso de Medicina Legal abrange de forma geral o tem para profissionais de perícias. Clique aqui e saiba mais!

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário