Como lidar com Dentes Inclusos?






Os dentes frequentemente permanecem inclusos devido ao comprimento inadequado da arcada dentária que leva a uma falta de espaço para a erupção dentária

Embora os dentes do siso sejam os dentes inclusos mais falados, existem outros dentes que podem não chegar a nascer completamente. É o caso dos caninos superiores e dos incisivos laterais superiores.

O principal problema dos dentes semi-inclusos é a pericoronarite (especialmente em sisos inferiores), uma inflamação da gengiva que recobre parcialmente esse dente que nasceu semi-exposto. Se lesionado, o paciente pode ficar com parestesia, que é a sensação de dormência na região do lábio inferior e queixo do lado afetado.

Os dentes inclusos mais frequentes, em ordem decrescente são: terceiros molares (sisos), caninos superiores, pré-molares inferiores, caninos inferiores, pré-molares superiores, incisivos centrais superiores, incisivos laterais superiores e segundos molares inferiores

O tratamento dos dentes inclusos é específico para cada caso. Quando os dentes retidos são os do siso, a recomendação geralmente é sua extração, feita no consultório do dentista com anestesia local.

Apesar de ser diferente, a extração de um dente incluso é também bastante simples. Por isso, pode ser entendida em apenas 5 passos.

  1. Anestesia local – Inicialmente, é aplicada anestesia local na zona do dente;

  2. Incisão na gengiva – De seguida, é feito um pequeno corte da gengiva, para que o cirurgião consiga chegar ao dente;

  3. Remoção de osso e/ou odontosecção – Para que fique claramente visível, procede-se à remoção do osso e/ou ao corte do dente, para facilitar o processo de extração;

  4. Extração do dente – Nesta fase, o dente já está pronto para ser extraído. Assim, o cirurgião usa os instrumentos necessários para descolá-lo e removê-lo, de forma semelhante ao que ocorreria numa extração simples.

  5. Colocação de pontos – Terminada a extração, a zona é novamente fechada, sendo colocados pontos na gengiva.

Os riscos de complicações dessas extrações, que são rotineiras em consultórios de cirurgia bucomaxilofacial, são baixos. Porém, um problema a ser evitado é a lesão do nervo alveolar inferior, que está muito próximo da raiz do siso inferior em alguns casos.

Quando ocorre a detecção precoce de um dente canino incluso, é indicado o tratamento ortodôntico. Nesse caso, o dentista realiza a técnica de tracionamento para mover o dente para a posição correta com o auxílio do aparelho ortodôntico. Esta técnica normalmente é realizada para o aproveitamento dos caninos superiores inclusos.

O curso livre de Cirurgia de Dentes Inclusos é indicada para estudantes e profissionais da área de Odontologia que queiram conhecer mais sobre o assunto ou se atualizar para prestar um atendimento mais eficaz a seus pacientes. Clique aqui e saiba mais!

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário