Como ter uma boa atuação na assistência de Enfermagem em Traumas





Os pacientes politraumatizados são considerados pacientes graves por serem acometidos por múltiplos traumas.  O trauma consiste em uma lesão de extensão, intensidade e gravidade variáveis, que pode ser produzida por agentes diversos (físicos, químicos, elétricos), de forma acidental ou intencional, capaz de produzir perturbações locais ou sistêmicas

As lesões relacionadas ao trauma podem ocasionar incapacidades físicas e/ou mentais, temporárias ou permanentes e também levarem ao óbito. O indivíduo vítima de trauma passa por um processo doloroso, que inclui confusão, medo pelo desconhecido e temor frente à morte, a mutilação, imobilização e outras alterações na sua identidade e integridade corporal, advindas como efeitos do trauma.

Devido as diversas causas que resultam em traumatismos múltiplos, tornou-se comum nas últimas décadas a utilização de questionamentos para melhoria do atendimento inicial. Diversos estudos já foram realizados com a finalidade de apresentar soluções para o problema, mas não se mostraram efetivos. Este estudo buscará agregar conhecimento de como as variáveis podem influenciar nos resultados obtidos.

O enfermeiro tem papel fundamental na assistência à vítima de politrauma, pois, como coordenador da equipe de enfermagem, deve programar e priorizar a assistência a ser prestada e estabelecer medidas preventivas e reparadoras, em um cenário em que o tempo entre a vida e a morte é tênue.

A padronização da assistência voltada às vítimas de trauma vem sendo cada vez mais implementada pelas instituições de saúde, no entanto, há uma necessidade de personalizar esse atendimento, devido às diferentes formas de apresentação, gravidade e complexidade em particular de cada um desses pacientes.

Frente a esses desafios e, na tentativa de reduzir os índices se faz necessário, um atendimento inicial de qualidade com um diagnóstico precoce, desejando a diminuição de perdas funcionais e morbimortalidade causado pelos traumatismos múltiplos. O enfermeiro deve identificação e avaliar os diagnósticos de enfermagem referente aos pacientes politraumatizados, prestando um cuidado inicial com intuito de reduzir novas lesões.

O enfermeiro que irá atender o paciente politraumatizado deve procurar saber e conhecerem a cinemática e a biomecânica envolvida no trauma, bem como as lesões que poderão advir. Ademais, o registro das informações acerca da ocorrência denota a preocupação com a qualidade da assistência, tendo que atendimento inicial minimiza a ocorrência de lesões decorrentes de um atendimento ineficiente no loca

Aperfeiçoe suas habilidades na área da saúde, principalmente os profissionais de enfermagem. Esta é a oportunidade de se tornar qualificado para agir como assistente em traumas, pois com o Curso online de Assistência de Enfermagem em Traumas se aprenderá a atuar conforme as situações que precisam de atendimento. Clique aqui e saiba mais!



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário