Muitos alunos chegam no Studio de Pilates com o objetivo de melhorar a postura. Mesmo quando ele não tem muito conhecimento do que se trabalha o método, já existe essa concepção. E está corretíssimo!
Antes de trabalharmos o aluno com esse objetivo devemos realizar uma avaliação detalhada de sua postura e saber de suas queixas.
Nos dias atuais é muito frequente ficarmos horas sentados em frente ao computador, tablete e smartphones, sendo que muitas vezes sentamos de forma errada apoiando o sacro e não os ísquios no assento.
A altura do olhar em relação à tela muitas vezes é imprópria. Esses fatores geram uma maior sobrecarga nas estruturas da coluna e talvez sejam hoje os que mais geram disfunções, e por isso a importância da correção da postura.
Vale lembrar que existem vários tipos de alterações posturais e que existem várias causas. Pode haver uma alteração congênita, estrutural, compensatória, antálgica ou mesmo por hábitos incorretos.
Segundo Kisner e Kolby (2010), disfunções posturais podem causar:
- Dor – devido a sobrecargas em estruturas mais sensíveis e tensão muscular
- Diminuição da Amplitude de Movimento – por desequilíbrio de flexibilidade;
- Fraqueza e ou Desequilíbrios Musculares – devido à má postura mantida por longo tempo, controle precário da mecânica da coluna vertebral e estabilização inadequada do tronco, por desequilíbrios entre comprimento, força e resistência da musculatura.
Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.
Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .
Nenhum comentário
Postar um comentário