Cinesioterapia Funcional: indicação, benefícios e aplicação





A Cinesioterapia é definida etimologicamente como a arte de curar, utilizando todas as técnicas de movimento, ou seja, de exercícios fisioterapêuticos que utilizam os movimentos naturais do corpo para recuperação funcional das patologias osteomioarticulares, a fim de restaurar o movimento natural e homeostasia corporal.

A cinesioterapia funcional é um método que vem com objetivo de desenvolver profissionais da área de reabilitação e fitness para trabalhar em um sistema integrado, que une o conhecimento da prevenção, reabilitação e do treinamento funcional, surge uma nova metodologia de prevenção, reabilitação e performance baseada na funcionalidade, que, primordialmente, inclui a seleção de atividades, exercícios e movimentos considerados funcionai.

As indicações da Cinesioterapia Funcional englobam pacientes com patologias de qualquer ordem neuromusculoesqueléticas, como alterações da coluna vertebral (escoliose, espondilolistese, espondilite anquilosante, hérnia discal etc.), de membros (joelhos, quadris, ombros etc.) pacientes pós-operatórios, pacientes que passaram por procedimentos médicos como bloqueios anestésicos, pacientes que já obtiveram cura de sua patologia e querem evitar recidiva ou querem cuidar do corpo através de exercícios terapêuticos no âmbito preventivo, bem como pacientes da área de Dermatofuncional (área estética) também se beneficiam da Cinesioterapia Funcional.

São exercícios em que podem ser realizados com diversos acessórios, como por exemplo: discos de equilíbrio e propriocepção, bola, bosu dentre outros.

A proposta da cinesioterapia funcional baseia-se de critérios de aplicação, periodização e progressão baseada em fundamentos do treinamento desportivo, treinamento funcional e pilates. Além disso, se tem ciência de uma abordagem que integre a metodologia da cinesioterapia funcional aos tradicionais programas de condicionamento físico. Esta sistematização pode levar o treinamento funcional a ser tão eficaz quanto se proclama, colaborando para expandir o conceito de uma abordagem muito mais específica e ao mesmo tempo geral, tratar o problema como um todo na busca por um corpo mais inteligente, mais forte e mais funcional. Toda a estruturação do método chama muito atenção pela sua quantidade de elementos, Avaliação Física Geral, Testes Especiais, Anatomia e Sistemas, Desempenho Funcional, Individualizada, especificidade e Progressão, Associada a técnicas para tratamento ou performance.

A Cinesioterapia Funcional é o mais completo sistema de reabilitação e prevenção. Para iniciar o tratamento é realizada uma consulta fisioterapêutica e a partir da anamnese, exame físico com avaliação cinética- funcional, análise de exames e diagnósticos médicos se houver, é traçado um plano de tratamento individualizado e completo. Todos os exercícios e planos de tratamento são prescritos de acordo com esta avaliação personalizada, o acompanhamento é realizado periodicamente adequando a atividade às necessidades do paciente.

Dica para profissional:



O ebook Trabalhe com Funcional Kids traz absolutamente todos os aspectos para o (a) professor(a) saber qual exercício usar em cada faixa etária, potencializando resultados. Clique aqui e saiba mais!

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário