Saiba tudo sobre a Endodontia, especialidade da Odontologia



Resultado de imagem para dentista

Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.

Cd de Endodontia

Cd de Implantologia

Causas
A principal causa das doenças da polpa é a cárie, embora existam outras. A progressão da cárie para as regiões mais profundas da estrutura dental agride a polpa, causando sua inflamação. Quando, por este ou outros motivos, ocorre uma inflamação irreversível ou necrose (morte) da polpa, há necessidade de tratamento endodôntico.

Tratamento
O tratamento endodôntico, conhecido como tratamento de canal, consiste no esvaziamento, modelagem e obturação do espaço anteriormente ocupado pela polpa dental. Normalmente é realizada a remoção total da polpa (pulpectomia) seguida de limpeza, desinfecção e modelagem das paredes dos canais, e preenchimento do espaço por material não agressivo ao organismo. Este preenchimento, chamado obturação, é o selamento hermético da cavidade pulpar, que funciona como uma barreira ao retorno da contaminação e infecção.
Para a realização dos procedimentos, dispomos de uma série de instrumentos específicos, manuais e mecanizados, aparelhos modernos, medicamentos para limpeza e desinfecção, materiais de preenchimento desenvolvidos especificamente para esse fim, que facilitam e possibilitam o sucesso do tratamento.
Após o término do tratamento, o dente é restaurado, recuperando, assim, sua forma e funções normais.

Cd de Articulação Temporo-Mandibular

Cd de Cirurgia de cabeça e pescoço


Conseqüências
As conseqüências do não tratamento podem variar bastante. Podem ocorrer desde infecções de baixa intensidade e longa duração evoluindo para lesões na região do ápice da raiz, até infecções de alta intensidade, dor aguda, com evolução rápida para abscessos (acúmulo de pus).

Dor
O tratamento de canal, ao contrário da crença popular, é indolor. Quando a morte da polpa já ocorreu, ela obviamente não dói. Quando a polpa está irreversivelmente inflamada, porém viva, a anestesia local garante com eficácia um tratamento sem dor. A dor só ocorre justamente quando não é realizado nenhum tratamento, pois a inflamação provoca edema (inchaço) que comprime as terminações nervosas.

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário