Treinamento Físico e sua aplicação na Educação Fisica




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEig5GEoOq3TFAQTWQvaPe1N5Qul0dLTsESH4CD_KoRfePjc0osWIP2flJaJL1J5AhlQZCYsW8volRNwRrsNntCbzXC6fOefNh2E_9dBb-1tL2PPjWHGEoah8PGFYoc-z1Mkc82eFB3d-eY/s1600-r/FUNDOOO.JPG

O treinamento físico é uma importante área de atuação profissional da Educação Física e do Esporte. Ela tem por objetivo a melhoria do desempenho físico-esportivo através da aplicação de um processo organizado e sistemático composto por exercícios físicos.

Para se ter essa melhora do condicionamento físico, o profissional deve estar atualizado sobrenovas formas de treinamento, sempre com artigos científicos. escritos por profissionais cientistas.

Cursos online de Educação Física
Ebooks - Livros Digitais de Educação Física

A base de qualquer treinamento físico é o estímulo. O corpo pode ser estimulado de inúmeros modos e reage de outras tantas maneiras, gerando adaptação. Com isso, ficamos mais fortes, mais ágeis ou mais rápidos. Essa forma de se pensar pode ser utlizada tanto para a parte de Treinamento Desportivo treinamento desportivo, em equipes de esportes quanto para o treinamento pessoal, que muit gente chama de Personal Trainer

Para orientar a prescrição do treinamento físico, utilizamos alguns priincipios:

Princípio da individualidade biológica:  as diferenças existentes entre as pessoas quanto à carga genética (genótipo) e às experiências adquiridas após o nascimento (fenótipo) caracterizam a individualidade biológica. O respeito à individualidade biológica é o primeiro passo para a prescrição de um programa de exercícios seguro e coerente de acordo com a condição física de cada indivíduo.

Princípio da supercompensação: o corpo adapta-se aos estímulos recebidos. Quando o estresse aplicado ao corpo é maior do que ele está acostumado, ocorre uma supercompensação a nível fisiológico.

Princípio da sobrecarga: é o aumento progressivo na carga de trabalho, a partir do momento em que o indivíduo adapta-se a essa carga para a melhoria da aptidão física. A sobrecarga pode ser aplicada em duas situações distintas, no volume ou na intensidade.

Princípio da adaptação: para que este princípio seja entendido é preciso que se compreenda o conceito de homeostase  estado de equilíbrio instável mantido entre os sistemas constitutivos do organismo vivo, e o existente entre este e o meio ambiente.

Princípio da continuidade e reversibilidade: O organismo adapta-se a um nível habitual de solicitação, onde os efeitos do treinamento revertem-se, caso o indivíduo torne-se mais inativo.

Princípio da especificidade: este princípio tem muita inter-relação com o princípio da individualidade biológica. Ele diz que as adaptações que ocorrem no corpo humano, decorrentes da atividade física, são específicas daquele determinado programa de exercícios.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário