Saiba mais sobre a Engenharia do Petróleo



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjcnLIHJXnCBa-ySut5ydIQfFP8zXSPYM46A72Hncfo3gtuyMYe6ZbZYaT8pni0dMWDcAzGBy48ZkfA3-ug0OvseWs75JRTIXe-ex5teDoWRv20cewOZUVhsBpRn9scGysPLqh-wqyoIpM/s1600/petroleo1.jpg

Engenharia de petróleo
é a área da engenharia que trata de todos os ramos relacionados à produção de hidrocarbonetos, que podem ser óleo ou gás natural. As atividades são divididas geralmente em duas grandes áreas: upstream, refere-se às atividades de exploração e produção e downstream, que refere-se às atividades de refino e distribuição.

O conhecimento da engenharia de petróleo normalmente é dividida em seis áreas básicas:

  • Engenharia de reservatórios.
  • Engenharia de perfuração.
  • Engenharia de completação.
  • Processo de produção.
  • Economia do petróleo.
  • Tecnologia offshore.

Uma plataforma de petróleo é uma grande estrutura usada no mar para abrigar os trabalhadores e as máquinas necessárias para a perfuração de poços e/ou produção de óleo. Dependendo das circunstâncias, a plataforma pode ser fixada ao chão do oceano ou pode consistir de uma ilha artificial flutuante.

Existem duas funções principais para as plataformas de petróleo: perfuração e produção. As do primeiro grupo servem para encontrar o óleo em poços ainda não explorados. Já as plataformas de produção são as que efetivamente extraem o petróleo localizado no fundo do mar, levando-o à superfície.

Veja mais:


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário