Fatores que podem contribuir para a propulsão aquática





A Natação é considerada um esporte peculiar e suas características são bem distintas com relação aos outros devido o meio onde é praticado. Há estudos que falam que a água é 1000 vezes mais densa que o ar e, assim, quando o corpo se desloca em uma determinada direção, o mesmo recebe uma resistência que é oposta ao movimento. Esse conceito de resistência é denominado arrasto. A locomoção aquática não depende somente das de habilidades propulsivas, mas também na capacidade de redução do arrasto durante o nado.

Ebooks grátis sobre Esportes e Educação Fìsica

Os três tipos de arrastos: o arrasto de forma, de onda e o friccional. O primeiro está relacionado ao tamanho e forma do corpo do nadador durante o nado. Arrasto de onda deriva das ondas provocadas pelo atleta ao deslocar-se na água e o arrasto de fricção é a resultante do contacto da pele do nadador com a água.

Todos esses três componentes são melhores entendidos a partir do momento em que são verificadas as atuações dos fluidos em decorrência ao avanço do nadador no meio líquido.

O desenho (design) da braçada dos membros superiores na Natação são denominados varreduras. As varreduras são divididas em quatro grupos: varredura para fora, para baixo, para dentro e para cima.




Parece que existem vários fatores que contribuem para a propulsão aquática, porém ainda não foi relatado qual o maior responsável por este fenômeno. Contudo, é importante a determinação dos parâmetros mecânicos (técnicos e forças de arrasto) para a otimização do desempenho da propulsão em nadadores.



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário