Objetivo de se estudar Fisiopatologia






A fisiopatologia é um ramo da medicina, com forte ligação à fisiologia, que estuda funções anormais e doenças em órgãos e sistemas do corpo humano, buscando identificar como elas se originam e o porquê da manifestação de certos sintomas.

É importante ter em mente que as informações que aprendemos hoje vão ser utilizadas em toda vida acadêmica e na carreira dos profissionais da área da saúde. A fisiopatologia é uma disciplina que tem conteúdo extenso e não é a única que faz parte do ciclo básico. Mesmo com todas as dificuldades que ela apresenta, é necessário que se estude com qualidade.

Saiba mais sobre o curso de Fisiopatologia

A fisiopatologia é uma convergência da patologia, disciplina que descreve condições observadas durante um estado de doença, com a fisiologia, disciplina que descreve processos ou mecanismos que operam dentro de um organismo. 

Assim, a pesquisa fisiopatológica visa identificar marcadores biológicos e mecanismos que ajudem a explicar as mudanças funcionais, estruturais e bioquímicas, que acontecem a nível celular, tecidual e de órgãos e sistemas, devido a um estado patológico.

Dessa forma, com a ajuda da fisiopatologia, é possível compreender todo o processo de uma doença: suas causas, como ela evolui e também que alterações e manifestações clínicas gera no indivíduo. Com isso, ela significa as alterações funcionais associadas ou resultantes de doenças ou lesões. Outra definição é as mudanças funcionais que acompanham uma determinada doença.

A fisiopatologia é muito importante para a área de saúde pois contribui com a compreensão de doenças, distúrbios e transtornos e, consequentemente, com o tratamento destes. O curso de Fisiopatologia oferece ao aluno o entendimento de mecanismos envolvidos em reações patológicas que contribuem para o aperfeiçoamento técnico-científico do setor de saúde. Clique aqui e saiba mais!

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário