Como se trabalha na Farmácia Hospitalar?






O setor de farmácia hospitalar é responsável por tarefas como produção, armazenamento, controle e distribuição de medicamentos pelas alas de um hospital, orientando o uso de remédios conforme sua eficiência e custo-benefício, de acordo com cada caso dos pacientes.

O farmacêutico hospitalar tem a função de pesquisar e designar corretamente os medicamentos para os pacientes, sendo indispensável que a instituição crie sua própria dinâmica do processo, para que não ocorram erros.

O maior objetivo do setor é orientar os pacientes que necessitam usar as mais variadas medicações, de maneira totalmente segura. O farmacêutico, portanto, tem uma importante missão clínica, administrativa e de consulta.

A maneira de fornecer medicamentos pode ser coletiva, individualizada ou unitária. No primeiro formato, a farmácia hospitalar direciona os medicamentos de acordo com os pedidos de toda a unidade, e, apesar de ser uma prática mais simples e demandar menos profissionais, é necessário redobrar a atenção, para que não haja descontrole.

No fornecimento individualizado, o médico responsável solicita a dose via prescrição, reduzindo os riscos de extravio e trocas, além de exigir uma equipe maior.

A estruturação e organização de instituições de saúde é de extrema importância para o diagnóstico e tratamento de pessoas enfermas, e um elemento que não pode deixar de funcionar com eficácia é a farmácia hospitalar, responsável pela seleção, armazenamento, distribuição e descarte de medicamentos.

A farmácia hospitalar mantém uma relação constante com a administração do hospital, com fornecedores e com pacientes, tendo que estar atenta a inúmeros requisitos e responsabilidades.

Neste curso de Farmácia Hospitalar você irá compreender detalhadamente como este setor deve operar e seu valor clínico, administrativo e consultivo. Clique aqui e saiba mais!

O auxiliar de Farmácia Hospitalar deve zelar pela farmácia do hospital, mantendo sua organização para distribuir adequadamente os medicamentos disponíveis aos pacientes. Para isso, o profissional busca sempre o uso racional dos insumos, pela redução dos gastos, pelo aumento do controle e pela diminuição dos erros relacionados com a manipulação dos fármacos.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário