3 vantagens da técnica Kinesio Taping na Fisioterapia







A Kinesio Taping proporciona uma sensação de segurança aos pacientes, pois permite a execução de movimentos sem interferir na lesão. Ela é muito utilizada em várias especialidades de Fisioterapia, como a esportiva, neurológica, geriátrica, reumatológica, entre outras.

A bandagem irá atuar enviando estímulos sensoriais e mecânicos, através de mecanoreceptores, sem atrapalhar a mobilidade do individuo, possibilitando que a pessoa possa realizar suas atividades, ativando ou inibindo um músculo ou grupo muscular.

As aplicações mais comuns se relacionam com o reposicionamento articular, alteração da ativação muscular e drenagem linfática. Veja 3 principais vantagens que essa técnica proporciona!

1. Correção da função muscular

A bandagem elástica promove a adequação do tônus muscular com a correção de seu posicionamento. Dessa forma, ela proporciona relaxamento e redução da dor com a limitação seletiva da amplitude de movimento.

2. Melhoria da circulação sanguínea

A aplicação da bandagem funcional objetivando a drenagem linfática é uma tendência reconhecida como um tratamento complementar e eficaz para pacientes com disfunções no sistema circulatório e linfático.

Associada à drenagem linfática manual, ela pode ser aplicada em casos de edemas e linfedemas, em períodos pré-menstruais e pós-operatórios de cirurgias estéticas.

3. Diminuição da tensão sobre as articulações afetadas

A técnica é muito utilizada em casos de lesões crônicas, para evitar o seu agravamento. Mesmo após a cessação dos sintomas ou restrições de movimentos, algumas situações podem gerar instabilidade na região, provocando o retorno da lesão.

Com a Kinesio Taping é possível estabilizar a articulação, permitindo a sua funcionalidade, mas impedindo movimentos ou posições específicas que possam lesionar a área.

Não podemos esquecer que ela tem como principal função promover o posicionamento funcional de articulações e músculos através da pressão e força que cerca estas estruturas. Pode ser utilizada pra a drenagem, estabilidade ou facilitação do movimento.A Aplicação de fita elástica para auxiliar no tratamento da dor ou limitação física. Pode ser utilizada para drenagem, estabilidade ou facilitação do movimento.

Domine o atendimento com Bandagem Funcional e traga mais benefícios para os seus pacientes.
Workshop Bandagem Funcional da Cinética é incrível e vai fazer  você conhecer os conceitos, princípios, benefícios e algumas técnicas específicas de grande utilidade para seus pacientes e alunos. Clique aqui e saiba mais!

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário