5 capacidades trabalhadas com jogo condicionado no Futebol






O jogo condicionado é importante porque esse método permite ao aluno a criatividade que é a verdadeira arte num jogo. Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, apesar de ser uma atividade lúdica, a situação de jogo é extremamente séria, envolvendo o iniciante como um todo .

Nos primeiros anos da categoria infantil, 13-14 anos, torna-se necessário que os atletas-aprendizes experimentam, vivenciem situações de padrões táticos ofensivos e defensivos que os habilitem para aplicações durante o jogo. Cabe ao professor ou ao técnico planejar diferentes tipos de jogos, que levarão a criança a aprender, desenvolver-se e atingir os objetivos propostos pelo desporto.

Os jogos condicionados influenciam os atletas nas seguintes capacidades:

a) Capacidades Coordenativas, estas dizem respeito à técnica do jogador (passe, chute, drible, deslocamento e outros). Segundo Michels (1981), os jogos condicionados aumentam a participação do jogador, em função da proximidade da jogada, contribuindo para o desenvolvimento técnico-tático. Os jogos condicionados permitem que o jogador tenha um maior contato com a bola, e execute mais os objetivos pré-estabelecidos em um período de tempo menor e com uma visão global do jogo. Aumentando a participação do jogador, consequentemente acontece uma evolução técnica. Quanto mais o atleta tocar na bola, aumenta o índice de tomadas de decisão, com isso acontece um número maior de erros, e obriga o jogador a buscar novas soluções e métodos para minimizar os erros. Paralelamente a evolução técnica, desenvolve-se o raciocínio e a autonomia do atleta.

b) Capacidades das habilidades perceptivo-motoras e tomadas de decisão, o processo perceptivo permite a relação da consciência corporal e o meio ambiente externo e interno (nosso corpo). Os jogos condicionados possibilitam ao jogador o reconhecimento da interação do seu corpo com o adversário, colegas e a bola. A tomada de decisão é a seleção da forma correta de agir, que o atleta encontra no momento que este é chamado para interferir no desporto.

c) Capacidades táticas, as movimentações executadas com e sem bola pelos jogadores e as capacidades coordenativas determinam o desempenho do atleta. Ao jogador não basta uma capacidade tática individual, mas também uma capacidade coletiva. Os jogos condicionados contribuem no desenvolvimento tático do atleta, pois o mesmo tem uma participação constante nas situações que ocorrem durante a partida.

d) Capacidades psicológicas, a motivação é um dos fatores que influenciam no processo de ensino – aprendizagem. A competição é instrumento imprescindível na motivação do atleta, e os jogos condicionados encaixam-se perfeitamente neste aspecto motivacional. Os ambientes competitivos e o prazer de jogar do atleta estimulam o processo. Para o desportista desempenhar seu papel satisfatório durante a partida é importante que o ambiente de trabalho seja motivante. Um treino monótono desestimula o atleta, e este leva para quadra estes sintomas. Os jogadores devem estar excitados e estimulados no processo de aprendizagem. Os jogadores devem conviver num ambiente saudável, desafiador e competitivo e sentir-se parte integrante e importante do contexto. É neste aspecto que os jogos se encaixam perfeitamente no processo.

e) Capacidades Condicionais (físicas) influenciam diretamente na performance do atleta e são interdependentes durante a partida. Os jogos condicionados além de influenciarem nos aspectos técnicos e táticos estão interligados as capacidades físicas (força, velocidade, resistência e outras).


Dicas para professores e estudantes

Ter material de qualidade para o estudo do Futebol é importante. Eu indico:

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário