Vantagens de uma boa Preparação Física nos Esportes








A preparação física tem uma grande importância no treinamento de alto rendimento, principalmente por sua evolução nas últimas décadas.

A preparação física é utilizada para atingir objetivos fisiológicos específicos, como por exemplo, melhorar as funções orgânicas e aprimorar o desempenho esportivo utilizando-se de métodos embasados nos princípios científicos do treinamento desportivo. Esse trabalho deve inteirar capacidades físicas, com destaque para resistência, velocidade, força, flexibilidade e coordenação.

Tenha Cursos online e Ebooks sobre Esportes

Assim, para um preparador físico ficam indispensáveis conhecimentos de fisiologia, teoria do treinamento, cinesiologia, treinamento funcional e de medidas e avaliações. Além disso, deve considerar os exercícios como um conjunto de ações destinadas a resolver um determinado problema físico, técnico ou tático.

Talvez, o desafio do preparador físico consista em através dos meios e métodos de treinamento, propiciar que o desempenho atlético aproxime-se ou ultrapasse os "limites" do atleta.



A prevenção de lesão também é um benefício que a preparação física traz aos atletas. Quanto mais bem treinado e preparado o corpo estiver para suportar as cargas dos jogos, melhor ele responderá a essas tarefas, o que diminui as chances de incidentes.

Por fim, o bom condicionamento físico, com certeza, é um diferencial tanto para as equipes iniciantes como para o alto rendimento. Ele pode ser o fator determinante para a vitória de um time que é tecnicamente parecido com o adversário.

Vantagens e benefícios de uma boa preparação física para esportes de alto rendimento
Melhora o sistema cardiorrespiratório;
Melhora a flexibilidade, a coordenação, a mobilidade articular, o reflexo, a agilidade e a concentração;
Aumento e manutenção dos níveis de força e resistência muscular;
Quanto mais preparado fisicamente um atleta, menor é o risco de lesões;
É base para um pleno desenvolvimento da técnica;
Uma boa preparação física no futebol faz com que o jogador esteja mais apto a ser competitivo;
Com uma boa condição física, a recuperação do jogador ocorre de forma mais rápida;

Tenha Cursos online e Ebooks sobre Esportes 




Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário