Cálculo de Medicação e Gotejamento





O cálculo de medicação e gotejamento é uma etapa importante do tratamento de saúde, mostrando-se fundamental tanto para a recuperação dos pacientes quando para a prevenção de eventuais problemas ao longo da abordagem terapêutica.
No cálculo da dosagem medicamentos, vários aspectos devem ser levados em consideração. Primeiramente, o conhecimento técnico sobre o medicamento e seu mecanismo de ação é essencial para determinar qual a dose indicada a um paciente determinado, levando-se em consideração suas características físicas (peso e idade), e metabólicas.

Contudo, na prática, ao efetuar um cálculo de dosagem de medicamentos, é comum levar em consideração somente a massa corporal do paciente.

Isso ocorre porque, via de regra, a dosagem específica e eficaz do medicamento já vem pré-determinada pelos laboratórios. Cabe ao prescritor, contudo, efetuar o cálculo de dosagem dos medicamentos, para adequar essa dosagem à necessidade ao paciente.

Assim, é importante conhecer os cálculos básicos utilizados nessa adequação.
No cuidado diário dos pacientes, o cálculo de medicação e gotejamento é um dos procedimentos fundamentais para o sucesso do tratamento, contribuindo tanto para a recuperação do enfermo quanto para a prevenção de problemas.
O cálculo de medicação e gotejamento de soro é o procedimento necessário para garantir a administração por via endovenosa dos medicamentos e demais volumes prescritos pela equipe médica na quantidade correta e pelo período de tempo adequado.
O objetivo é estabelecer a quantidade de gotas a serem infundidas a cada minuto, definindo a velocidade de infusão de acordo com o horário determinado, com atenção para as informações sobre as doses e as unidades de medida de cada prescrição.
Por se tratar de uma função essencialmente técnica, muitos profissionais podem negligenciar essa etapa da abordagem terapêutica, comprometendo a eficácia da intervenção e a saúde dos pacientes.
No entanto, o esclarecimento sobre o cálculo de medicação está entre as temáticas mais importantes para os profissionais de enfermagem na atualidade, exigindo bastante atenção, perícia e proatividade dos enfermeiros.

Quando toda a equipe está focada e acompanha o passo a passo da rotina de tratamento, é possível promover a eficácia da medicação prescrita e favorecer a melhora contínua das pessoas que recebem os cuidados médicos adequados.

O Fantástico Treinamento Cálculo de Medicamentos | Guia definitivo é um treinamento totalmente em vídeo aulas que ensina o aluno passo a passo do início ao fim como resolver qualquer cálculo de medicamento usando as transformações de unidades, as fórmulas e regra de três de forma fácil e definitiva.




Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário