Treinamento Físico voltado pro Esporte




Treinamento é o conjunto de procedimentos tendentes a conduzir um ser humano ao máximo de suas possibilidades a fim de desenvolver progressivamente suas qualidades, tanto mentais como físicas. O treinamento esportivo está relacionado aos atletas e vem a ser: a prática de um conjunto de exercícios de uma forma progressiva, a ponto de melhorar a performance para uma competição, está diretamente ligado ao auto-desenvolvimento humano, com ganho de novas habilidades e conhecimentos pessoais.

A intensidade do treinamento pode variar de acordo com a modalidade esportiva, mas em geral atletas de alto rendimento tendem a realizar períodos de treinamento intenso com o objetivo de melhorar sua performance esportiva.

A ciência do treinamento, juntamente com a prática, formularam normas chamadas de "princípios do treinamento". Esses princípios fornecem uma base sistemática a todas as fases e passos dos processos de adaptação, de acordo com as metodologias de treinamento. Nos últimos tempos, o contexto científico do treinamento esportivo teve um crescimento notável de investigação. O treinamento é aceito há algum tempo como ciência, tem sua posição científica reforçada como referências consideradas essenciais para todos que buscam o alto rendimento.

Os 7 princípios científicos de Treinamento Desportivo que são: O Principio Cientifico da Individualidade Biológica; O Principio da Adaptação; O Principio da Síndrome Geral da Adaptação (SAG); O Principio da Sobrecarga; O Principio da Continuidade; O Principio da Reversibilidade; O Principio da Interdependência Volume-Intensidade e O Principio da Especificidade

Já no início do treinamento os músculos já começam a se modificar, mesmo que as alterações não sejam visíveis. A atividade ajuda a melhorar a postura e dá mais disposição em três ou quatro semanas. Com o tempo o corpo 'acostuma' com os exercícios. Será preciso aumentar a intensidade do treinamento gradativamente.

Podemos didaticamente dividir os estudos relacionados ao treinamento físico-esportivo em quatro grandes áreas:

1) avaliação do treinamento;

O desempenho físico é considerado parte integral do esporte e sua avaliação constitui um aspecto fundamental na análise da eficácia dos processos de treinamento empregados ao longo de uma temporada.

Contudo, para que a avaliação seja efetiva, é necessário que os aspectos mais importantes para o rendimento físico-esportivo em uma determinada modalidade esportiva sejam investigados. É amplamente aceito que na vasta maioria das modalidades esportivas não há uma única capacidade motora que caracterize a modalidade, mas sim, um conjunto de capacidades que é determinante para um elevado rendimento esportivo.

2) controle do treinamento;

O processo de treinamento pode ser simplificado em uma relação entre "dose" e "resposta". Nesta perspectiva, a resposta estaria associada à mudança no desempenho ou a alteração de algum parâmetro fisiológico, decorrente de uma determinada dose de treinamento, a qual pode ser definida como o estresse fisiológico imposto ao corpo do atleta por uma determinada carga de treinamento. Esta tem sido comumente chamada de carga interna de treinamento.

3) modelos de organização da carga de treinamento;

O sucesso dos atletas da antiga União Soviética foi, por muitos anos, o cartão de visita da teoria da periodização do treinamento esportivo. A periodização preconizava que os atletas deveriam ter longos períodos de preparação (i.e. entre três e oito meses) antes de participarem das competições alvo. Ainda, dois terços do tempo do chamado período preparatório deveriam ser dedicados a exercícios de preparação geral, com baixo nível de especificidade.

Deve ser lembrado que muitos dos primeiros modelos de periodização do treinamento requeriam um período preparatório longo. Assim, para a aplicação no esporte moderno, eles necessitam de adaptações para se adequarem ao elevado número de competições ao longo do ano.

4) desenvolvimento das capacidades motoras.

O desenvolvimento das capacidades motoras de forma isolada é um tema muito abordado na literatura do treinamento. Vários estudos têm tentado identificar os métodos e os meios de treinamento mais apropriados para a maximização do desempenho para as diversas capacidades motoras. Contudo, esse tema é bastante amplo e controverso já que a resposta de um atleta a um determinado método de treinamento depende de um conjunto de fatores como a experiência (i.e. tempo de treinamento), a modalidade esportiva em questão, os métodos de treinamento utilizados anteriormente entre outros.

Entender a importância de cada uma dessas áreas para a maximização do rendimento físico-esportivo é fundamental para o profissional, pois as exigências do esporte moderno tanto em relação às cargas de treinamento, quanto ao número de competições por temporada, faz com que os atletas estejam mais predispostos a lesões e estados de sobre treinamento, nos quais o rendimento esportivo é negativamente afetado.

O alto desempenho físico-esportivo observado nos atletas atuais é fruto da interação de fatores fisiológicos, biomecânicos e psicológicos. Nesta perspectiva, programas de treinamento corretamente elaborados e baseados em princípios científicos são fundamentais na busca constante do rendimento máximo. As ciências do esporte têm contribuído, ainda que de maneira tímida, para o aperfeiçoamento destes programas, melhorando progressivamente a qualidade do processo de treinamento.

Assim, é cada vez mais importante que os profissionais do esporte recebam informações que possibilitem o desenvolvimento completo dos seus atletas. A compreensão dos diferentes componentes que contribuem para um alto desempenho numa determinada modalidade esportiva passa pela aplicação de testes específicos que possam auxiliar na elaboração, implementação, avaliação e reformulação de programas de treinamentos bem como no monitoramento dos progressos obtidos.

 A Quero Conteúdo tem diversos Cursos online voltados para a Educação Física. Há conteúdos específicos sobre fisiologia, preparação em vários esportes além de cursos de avaliação física. Vale a pena clicar no link acima, em negrito! 



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário