Dicas para otimizar o Estudo Online






Os cursos online, que caracterizam a educação à distância  vem se consolidando no mercado porque é  mais acessível que o ensino presencial. Estudar online leva a otimização de tempo, o estudante consegue conciliar as duas atuações de estudo e trabalho.

O fato de poder montar seu próprio horário e realizar as tarefas e provas em qualquer período desde que não ultrapasse o prazo da instituição é um bom benefício porém é necessário organizar o tempo para aproveitar o conteúdo da melhor maneira possível. Estudar online requer comprometimento.

Comportamentos certos e errados na organização de tempo para estudar online

Procrastinação

É o comportamento que mais deve ser evitado. Os prejuízos de deixar para depois acarreta no acumulo de atividades.

Organização

Mais uma vez – evite o item acima. Dedique-se, coloque horários, estabeleça metas de estudo fáceis de serem alcançadas e respeite. Há total possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Baixe apps de organização no celular para te ajudar a não esquecer os horários estipulados.

Prazos

Para estudar online é necessário calma e reflexão na realização das tarefas. Há uma grande quantidade de leituras e pesquisas obrigatórias a se fazer. E a bola de neve com o não dar mais tempo para realizar os exercícios propostos traz junto às reprovações, desistências e consequentemente dinheiro jogado fora.

Local de estudo adequado

Para estudar com calma e reflexão é necessário um local de estudo adequado. Procure sempre estudar no mesmo local, evite barulhos e movimentos de pessoas e antes de começar arrume tudo o que precisa para não ficar se dispersando. Não fique com o celular por perto.

Tecnologias disponíveis

Aproveite a tecnologia disponível a seu favor. Converse com seu tutor, na educação à distância o aluno tem o professor ao seu dispor de forma personalizada. Tire suas dúvidas a tempo de concluir as atividades e interaja com os outros estudantes. Incremente seus estudos.

Crie motivação

A rotina de trabalho é cansativa, mas a educação à distância exige consistência, não deixe de realizar as tarefas propostas pelo menos uma vez ao dia.

Priorize as atividades

Divida o tempo de estudar online em graus de necessidade

Para organizar o tempo, divida as necessidades entre:

Essenciais: Realizar as tarefas mais urgentes;
Importantes: Melhorar o desempenho no EAD;
Desejáveis: Melhora a performance como um todo.

Esqueça as redes sociais

Separe um tempo antes de começar ou deixe para o fim dos estudos para checar as redes sociais e emails.

Siga as 4 perguntas básicas para aprender a organizar o tempo e estudar online

1 – Pergunte-se: Qual o objetivo que pretendo atingir? Onde quero chegar?

2 – Depois da primeira respondida, parta para a segunda: Devo me concentrar em que? Por qual caminho devo seguir?

3 – O que devo evitar durante minha caminhada? Se não consegue evitar, elimine.

4 – Estou seguindo o planejamento? Caso não, pare e redirecione as necessidades.

Lembre-se: organizar o tempo não é ser escravo de horários. Na educação à distância significa estudar de forma mais inteligente. A autonomia pode te levar a perder o foco. Administre.

Vi aqui e gostei muito.

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário