Plano de Aula de Manejo de bola no Basquete



https://i.ytimg.com/vi/jKJ5ONdTCTU/hqdefault.jpg

Cada modalidade esportiva necessita de movimentos específicos para um melhor desempenho e no basquetebol não é diferente. É extremamente importante que o aluno/ jogador tenha controle do seu próprio corpo antes de ter contato com a bola. Esse controle é a capacidade de realizar movimentos específicos do basquetebol que serão exigidos pela própria dinâmica do jogo.

Ebooks grátis sobre Esportes e Educação Fìsica
     Apresentamos este plano, visando uma aula de Educação Física para alunos do Ensino Fundamental II,com duração aproximada de 50 min. Dividiremos a aula em:

    a) Parte Inicial: alongamento e aquecimento (05 a 15 min);
    b) Parte Principal: atividades para desenvolver o fundamento de manejo de bola do basquetebol (25 a 30);
    c) Parte Final: volta à calma (03 a 07 min). Reuniremos os alunos sentados na quadra, com breve relato sobre as atividades a serem praticadas.

    Objetivo Geral:

    1) Desenvolvimento psicomotor (p. principal);
    2) Desenvolvimento cognitivo (p.inicial);
    3) Desenvolvimento sócio afetivo (p.inicial e principal (6º atividade)).


    Parte Inicial
    (ALONGAMENTO E AQUECIMENTO)

    Após breve alongamento, aplicaremos o aquecimento na forma de um "pega-pega Ruas e Avenidas". A atividade visa um aquecimento de forma lúdica, trabalhando o sócio afetivo e o cognitivo dos participantes.
    Os alunos deverão estar dispostos em colunas, distantes um do outro aprox. 1,50m, com os braços estendidos lateralmente (abdução de membros superiores).
    A medida em que o educador gritar as palavras:

    - "Ruas!"
    Os alunos deverão ficar com os braços estendidos na altura da linha do ombro, formando corredores transversais em relação à quadra.

    - "Avenidas"!
    Os alunos deverão ficar com os braços estendidos na altura da linha do ombro, formando corredores longitudinais em relação à quadra;

    Tanto fugitivos como pegadores deverão empunhar uma bola e se valer apenas dos corredores formados pra fugir ou pegar, sendo aleatória a escolha de quem irá pegar ou fugir; ex: Fulano pega Ciclano! Ou, Beltrano pega Tetrano!


    Parte Principal
    (EXERCÍCIOS)
    Separar os alunos na linha lateral da quadra, em colunas de 4, de maneira a se formar duas duplas por coluna. A primeira dupla (da frente) fará o manejo de bola, enquanto a detrás ficará no aguardo.

    Exercícios:

    1°) O aluno deverá locomover-se de uma linha lateral a outra, conduzindo a bola na altura do peito, passando-a de uma mão à outra.
    1-2- O aluno que estiver parado na linha lateral: deverá girar a bola na altura da cabeça, da direita para a esquerda e da esquerda para a direita;


    2°) O aluno deverá locomover-se de uma linha lateral a outra, jogando a bola ao ar e apanhando-a com a palma da mesma mão, sem deixá-la tocar o solo.
    2–2 O aluno que estiver parado na linha lateral: deverá passar a bola ao redor da cintura, da direita pra e esquerda e da esquerda pra direita;


    3°) O aluno deverá locomover-se de uma linha lateral a outra, conduzindo a bola de uma mão à outra, arremessando- a em forma de arco ,da direita para a esquerda e da esquerda para a direita.
    3-2 O aluno que estiver parado na linha lateral: deverá pingar a bola na altura acima da cabeça, pegando-a com a mão oposta;


    4°) O aluno deverá locomover-se de uma linha lateral a outra, arremessando a bola para o alto e deixando-a pingar,de maneira que após o "quique" ela passe sobre seu tronco (eixo transversal) e assim recepcioná-la.
    4-2 O aluno que estiver parado na linha lateral: deverá se manter em afastamento de membros inferiores, passando a bola entre as pernas, num movimento semelhante a um "oito";


    5°) O aluno deverá locomover-se de uma linha lateral a outra , conduzindo a bola no chão (rolando-a), passando a mesma debaixo das pernas, num movimento em forma de "oito" . Obs: mão direita rola a bola para baixo da perna esquerda e mão esquerda rola a bola pra baixo da perna direita.
    5-2 O aluno que estiver parado na linha lateral, deverá estar com um dos joelhos semi flexionados (posição de afundo antero posterior) e passar a bola embaixo da perna, num movimento em forma de "oito". Obs: da direita para a esquerda e da esquerda para a direita;

    6º) Neste seguimento, iremos dispor os alunos em duplas, separadas em duas (2) colunas no final quadra. As duplas deverão estar de mãos dadas, um de frente e o outro de costas para o fundo da quadra, onde realizarão, num clima lúdico competitivo, manejos de bola. O primeiro manejo se consiste em rolar a bola no solo, até o fundo da quadra, de onde deverão voltar (sem inverter a ordem das duplas em relação à quadra), executando, com sua mão livre, ligeiro e contínuo arremesso de bola. As duplas deverão regressar ao final de suas respectivas colunas, tornando-se vencedor o grupo que primeiro finalizar a atividade.

    Dicas para estudantes e profissionais que lidam com o Basquete: 




    Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

    Comente:

    Nenhum comentário