Como montar as aulas de Treinamento Funcional Kids?






O Funcional Kids é uma modalidade lúdica e dinâmica que tem por objetivo desenvolver as capacidades físicas das crianças, buscando fortalecer e aperfeiçoar movimentos naturais que devido ao sedentarismo e avanço tecnológico não são desenvolvidos com eficiência.

A gente já sabe que os benefícios da atividade física são muitos na infância. Além de ser um forte aliado no combate à obesidade e sedentarismo, tal desempenho auxilia no desenvolvimento motor cognitivo e traz a consciência de disciplina que o esporte representa, o que contribui para que as crianças tenham um melhor resultado em suas tarefas do dia-a-dia.

Existem brincadeiras e jogos que também influenciam nesse processo. Por isso, dentro do nosso centro de treinamento, os professores estimulam os pequenos com aulas de vôlei, basquete, atletismo dentre outras atividades.

O conceito de Treinamento Funcional é bastante amplo. Na última década, o termo vem se popularizando trazendo a ideia de uma modalidade que trabalha o corpo de forma integrada, melhora performance, evita lesões e possibilita uma atividade física mais motivadora para muitos. Podemos simplificar a definição de treinamento funcional como todo programa de exercícios que tem como objetivo resgatar a funcionalidade do corpo humano. Com crianças e adolescentes, um programa de treinamento funcional deve ser voltado ao ensino e aprimoramento das habilidades motoras fundamentais e padrões de movimento – como correr, saltar, rolar, agarrar, escalar, chutar, rebater, empurrar, puxar, agachar, etc. – que são atividades motoras comuns com padrões específicos observáveis.  A grande maioria das habilidades requeridas nos esportes são versões avançadas dessas habilidades. Por exemplo, os lançamentos exemplificados na imagem abaixo, utilizados em diferentes esportes como softbol, beisebol, lançamento de dardo, no saque do tênis e no passe de ombro do basquete, são movimentos especializados de lançar.

Com uma realidade bem diferente daquela em que brincadeiras na rua eram a principal diversão, as crianças estão cada vez mais sedentárias. Isso traz diversos riscos à saúde e, consequentemente, outro bom motivo para atrair mais clientes para academia.

O Funcional Kids ou treinamento funcional infantil é interessante ter um treinamento funcional que trabalhe as características do público infantil e adolescente. O ideal é não focar no ganho muscular e sim no desenvolvimento das habilidades motoras básicas — correr, agarrar, saltar, chutar. Estas são fundamentais no cotidiano e tornam a prática do exercício mais atraente e divertida. Por isso, é recomendado para crianças de 5 aos 14 anos

Como montar as aulas?

O profissional de Educação física estimula as crianças através de exercícios de corrida, saltos, agilidade, velocidade, coordenação, força e equilíbrio, além de jogos competitivos e cooperativos. Cada aula tem como conteúdo o ensino e a prática de um a dois movimentos em combinação com uma capacidade física. Isto garante que as aulas sejam diferentes entre si, não só em relação às atividades escolhidas, mas também quanto às exigências cardiometabólicas. A duração é de 55 minutos, incluindo:

Crianças (5 a 10 anos)

5-10 minutos para o aquecimento: atividades que irão preparar os músculos e o sistema cardiorrespiratório para a parte principal. Em geral são atividades de mobilidade e com incremento gradual da intensidade.

40-45 minutos para a parte principal: atividades que trabalhem a prática das habilidades motoras fundamentais escolhidas para a sessão em combinação com as capacidades físicas. Geralmente são realizadas entre 3 a 5 atividades que podem ser grandes jogos, brincadeiras e circuitos.

5 minutos de volta à calma: atividades que fazem frequência cardíaca decair gradualmente. Este também é um momento em que as crianças tem oportunidade de expor suas dificuldades e preferências em relação à aula e relembrar o que foi trabalhado e aprendido na sessão.

Adolescentes (>11 anos)

5-10 minutos para o aquecimento: atividades que irão preparar os músculos e o sistema cardiorrespiratório para a parte principal. Em geral são atividades de mobilidade e com incremento gradual da intensidade e que resgatam as habilidades motoras fundamentais.

8-10 minutos para a técnica: aqui os alunos terão a oportunidade de praticar um padrão de movimento de forma isolada, com atenção total na técnica de execução. Irão aprender sobre os músculos utilizados e em quais atividades do dia-a-dia ou outros esportes o padrão de movimento é requisitado.

30-35 minutos para aplicabilidade: atividades que incluem o padrão de movimento trabalhado na técnica com foco na capacidade física escolhida para a sessão. As atividades podem ser jogos, brincadeiras e circuitos.

5 minutos de volta à calma: atividades de alongamento e que permitem que a FC decaia gradualmente até seu estado de repouso. Este também é um momento em que os adolescentes podem prover feedback sobre a aula.

Encorajar crianças a terem um estilo de vida ativo é a melhor maneira de melhorar a vida deles. Se você é profissional e quer ter mais ideias e eficiência para trabalhar com essa população, conheça o Ebook "Funcional Kids. Este E-book é um passo a passo para elaborar treinos funcionais kids, porem serve para adultos, com enfase em circuitos funcionais! Clique aqui!


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário