Diferença entre técnico e enfermeiro para concursos



 

Entre as profissões da carreira, duas se destacam no cenário dos concursos públicos: enfermeiro e técnico de enfermagem, que sempre oferecem milhares de oportunidades para candidatos de nível médio técnico e superior.

Conheça um pouco sobre as carreiras de técnico e de enfermeiro:

Técnico – O Técnico de enfermagem é um profissional com formação de nível médio, regulado pela Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986. Esse profissional participa da equipe de enfermagem composta por ele, enfermeiro e auxiliar de enfermagem.

Atua em unidades básicas de saúde, equipes de saúde da família, hospitais desde a emergência, unidades de internação nas mais diversas especialidades, em centros cirúrgicos, setor de esterilização de materiais, instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), clinicas de diagnóstico por imagem e laboratórios de análises clinicas e até mesmo em equipes de HomeCare.

O técnico de enfermagem pode ingressar em cursos de especialização pós técnico, buscando aprimoramento em especialidades como emergência, UTI, geriatria, entre outras.

Enfermeiro – O enfermeiro é um profissional de nível superior responsável inicialmente pela promoção, prevenção e recuperação da saúde dos indivíduos, dentro de sua comunidade. O enfermeiro é preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial. Na área educacional, exerce a função de professor e mestre, preparando e acompanhando futuros profissionais de nível médio e de nível superior.

No Brasil, o enfermeiro está legalmente habilitado a prescrever medicamentos e solicitar exames, desde que esteja ligado a uma instituição pública ou particular, em âmbito de saúde pública, mediante protocolos previamente aprovados pela instituição. Na Estratégia de Saúde da Família, a prática de prescrição de medicamentos e solicitação de alguns exames complementares por parte do enfermeiro já está consolidada.

O enfermeiro presta cuidados de enfermagem ao paciente ou cliente em clínicas, hospitais, ambulatórios, empresas de grande porte, transportes aéreos, navios, postos de saúde e em domicílio, realizando atendimento de enfermagem; coordenam e auditam serviços de enfermagem, implementam diagnósticos de enfermagem e planeiam intervenções para a promoção da saúde junto à comunidade.

Provas & Gabaritos de Concursos Para Enfermagem


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário