Como fazer um projeto de Ginástica Laboral




A ginástica laboral é uma atividade auxiliadora e essencial que todas as empresas devem oferecer aos trabalhadores para prevenir doenças ocupacionais, acidentes de trabalho, problemas relacionados ao psicológico e possíveis problemas sociais entre os trabalhadores.

Essa atividade é feita a partir de uma análise e avaliação laboral é estabelecido um programa de atividade física de grupo tendo por objetivo possibilitar o funcionário executar suas atividades laborais com mais qualidade e disposição, visando também como uma das formas de prevensão de LER/DORT, esse programa de atividade física inclui: exercícios de compensação muscular, exercícios de flexibilidade, técnicas de relaxamento, alongamento, e também periódicas atividades lúdicas que visam a integração entre funcionários.

Veja aspectos que devem ser abordados num programa de Ginástica Laboral:

Avaliação laboral I

Copilamento de dados que são indispensáveis para que se estabeleça um programa adequado:

Recursos- local onde irá ser executado, salões, auditórios, refeitórios, posto de trabalho, etc. ...
Tempo sessões de 30 min podendo ser dividida em 3ou 2/dia
Frequência semanal a partir de 3 vezes por dia.
Nº total de funcionários
Nº total de setores

Todos estes dados serão observados no ambiente de trabalho com acompanhamento de pessoas competentes e que auxiliem na informação necessária para que poça ser emitido um relatório e análise técnica com a recomendação do programa e 2 alternativas com seus benefícios e limitações. Sendo também observado fatores Ergonômicos que serão apontados somente na segunda etapa.

Uma vez que já tenha estes dados definidos requer-se uma nova etapa.

Parecer Ergonômico

O que diferencia e muito do laudo ergonômico, consta dados observados que possam ser ou não fatores de risco para a ocorrência de LER/DORT, por ser fator de análise ergonômica o profissional avaliador fica isento pela identificação e que tome providências referentes á estes, sua tarefa é apenas de apontar se há ou não o fator. Ex.: Existe fator ergonômico que deve ser reavaliado referente aos acentos e mesa do setor de digitação.

Planilha de recomendação de exercícios

Consta quais os exercícios do microciclo do mês, tendo que ser também emitidos relatórios mensalmente por parte do professor monitor ao orientador que visa o controle das atividades.

Até onde é eficiente e seguro o treinamento de compensação muscular? Para que se faça um treinamento de reforço muscular para a compensação pode-se usar de algumas técnicas específicas, exercícios com banda elástica, exercícios que utilize o peso do próprio corpo, exercícios que também visam a contração estática, etc...desde que obedeça princípios básicos de treinamento pode-se então realizar um treinamento seguro e satisfatório.

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário