Endodontia: conceito, sintomas e tratamento




http://www.lxclinic.com/wp-content/uploads/cc-endodontia.jpg

Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.

Cd de Cirurgia de cabeça e pescoço

Cd de Endodontia com livros específicos

Os sintomas mais característicos

Dor espontânea de forma latejante e que aumenta com o calor. Nesse caso a polpa ainda esta viva, porém como esta inflamada, o uso de analgésicos não resolve.

No caso de morte da polpa há a formação de abscesso (acúmulo de pus), sendo a dor geralmente bem localizada e causando dor ao mastigar. Além disso, ao abaixar a cabeça tem-se a sensação de que o dente “pesa”.

Tratamento

Caso a polpa dentária esteja inflamada de maneira irreversível, infectada ou mesmo necrosada, é necessário realizar o tratamento endodôntico. Este tratamento consiste na remoção da polpa dental doente, na modelagem do canal e a obturação do espaço antes ocupado pela polpa.

O preparo do canal é a fase mais importante do tratamento endodôntico. Infelizmente, porém, ele ainda continua associado à necessidade imperiosa de alargamento, quando, na verdade, uma coisa nada tem a ver com a outra. Definitivamente, o endodontista precisa entender que preparar um canal envolve não só os aspectos mecânicos, mas, também os aspectos físicos, químicos, biológicos e anatômicos.

Após o tratamento endodôntico o dente necessitará de restauração ou de uma prótese para voltar a sua forma e função normal. É muito importante o controle radiográfico, que deve ser feito seis meses após o término da endodontia, para avaliar o sucesso do tratamento.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário