Como trabalhar com Testes Funcionais no Esporte?





A Avaliação Funcional busca identificar fatores de risco para lesões musculoesqueléticas no praticante de atividade física em qualquer nível de desempenho, bem como identificar as principais causas das lesões já instauradas e compensadas do ponto de vista biomecânico.

Através de recursos cada vez mais baratos, portáteis e replicáveis, a Fisioterapia vem mostrando o quanto é positivo a abordagem funcional para: acompanhar processos de admissão e alta fisioterapêutica; promover estratégias de minimização dos riscos de lesões musculoesqueléticas o que poderia tirar o atleta dos seus treinos e competições; e promover maiores conhecimentos científicos acerca das interdependências entre os segmentos corporais.

Trata-se de uma avaliação em que o profissional vai montar um perfil muscular levando em conta possíveis posturas erradas, disfunções musculares ou erros de movimentação, que podem causar lesões e outros transtornos.

É um excelente ramo de atuação para profissionais de fisioterapia.

Para o profissional que quer ter mais conhecimento nesta área, indico dois materiais excelentes:

[Fisioterapia Esportiva] E-Book Testes Funcionais no Esporte - Você conhece os principais testes funcionais utilizados no esporte? Hop Tests, Lateral Step Down, Y Balance Test...? Eu preparei um material super completo, e baseado em evidências científicas, que vai te ajudar a avaliar seu atleta em qualquer situação: lesão, retorno ao esporte, avaliação pré-temporada ou programas preventivos. Clique aqui e saiba mais!

Testes Funcionais em Fisioterapia Ortopédica e Esportiva - Quer saber mais sobre Testes Funcionais Aplicados a Fisioterapia Ortopédica e Esportiva? Este minicurso é para você! São 04 horas de curso disponível em vídeo e PDF com os principais testes funcionais, com descrição detalhada, vídeos ilustrativos e evidências científicas. Clique aqui e saiba mais!


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário