Como trabalhar com Dry Needling?




O dry needling ou agulhamento seco é uma técnica minimamente invasiva considerada de baixo risco associado. O procedimento consiste na inserção de uma agulha fina aplicada diretamente em um ponto-gatilho miofascial ativo (PGM). Após a desativação desse PGM, a agulha é removida da região.

Se quisermos resumir sua atuação, poderíamos resumir em: Inserção da Agulha -> Estímulo Mecânico -> Desativação do Ponto Gatilho

Um ponto de gatilho é um "nó" em um músculo que, além da dor local, geralmente causa uma dor que se espalha para outras partes do corpo. O fisioterapeuta procura por esses nós, porque eles podem ser a principal causa das suas dores.

Como os pontos de gatilho são identificados?

  1. Dor ou rigidez em um determinado músculo

  2. Dores que se espalham para outras partes do corpo

  3. Limitações de movimento em articulações

  4. Força diminuída nos músculos

  5. Formigamento no braço ou perna

Como os pontos de gatilho podem surgir?

  1. Movimento repentino errado; acidente ou lesão esportiva

  2. Dor Crônica; postura errada ou Ler

  3. Ausência de movimento a longo prazo (sedentarismo)

  4. Fatores psicológicos; estresse ou depressão

A atuação

O profissional irá primeiro analisar suas queixas por meio de uma avaliação física específica. Depois, é realizado um exame local nos músculos. Especificamente, é localizado os pontos gatilho para ser realizado o tratamento e relaxar os músculos.

O tratamento visa desativar esses pontos de gatilho. Esses pontos podem ser relaxados no músculo por meio de uma agulha. Se você tiver um problema crônico, o fisioterapeuta deve tratar vários pontos da coluna, braços e pernas.

Muitas pessoas buscam por tratamentos que possibilitem a diminuição e até mesmo a eliminação das dores. Isso traz excelentes oportunidades para o mercado de trabalho.

Quer ter mais opção no seu atendimento? Vou te dar três opções para você aprender Dry Needling de forma ONLINE.
 
Curso 1 - Formação completa Dry Needling Online- Prof Marcos Minello

É uma formação completa em tratamento das dores utilizando pontos de agulhamentos em todo o corpo, com 30 horas, muito bem explicada e detalhada, para poder fazer com que todos os alunos que queiram aprender de verdade, consigam após o curso, aplicar as técnicas com sucesso em seus pacientes. Clique aqui e saiba mais!

Curso 2-  Curso Dry Needling da Inaesp

No curso de Dry needling você aprenderá a realizar uma avaliação de dor referida miofascial a fim de obter de forma precisa a localização dos pontos gatilhos para o fechamento de um diagnóstico preciso, proporcionando um critério eficiente no programa de controle da dor referida do seu cliente. Aprenderá  também fazer toda metodologia do agulhamento miofascial com raciocínio clínico que levará seu paciente a resultados instantâneos e eficientes. Clique aqui e saiba mais

Curso 3 - Curso Online de Agulhamento a Seco - Fisio Aprimore

O Dry Needling é um excelente recurso na diminuição e até mesmo na resolução de dores musculares, podendo ser aplicado em combinações com outras terapias ou mesmo como uma terapia isolada. CURSO com CERTIFICAÇÃO de 30 horas que não consta que foi realizado EAD, Online nem vai com o selo da ABED. É o mesmo certificado dos cursos presenciais. Clique aqui e saiba mais

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário