Fonoaudiologia e a Laserterapia




Na Fonoaudiologia, o laser de baixa potência pode ser um grande aliado em diversas áreas de atuação, sobretudo relacionadas à motricidade orofacial, à disfagia e à voz. É preciso esclarecermos um ponto muito importante: a laserterapia é um recurso, não um método de tratamento.

A laserterapia é indicada para uma série de tratamentos, isoladamente ou como complemento de uma terapia.

Por se tratar de um laser de menor intensidade, fornece ao organismo energia suficiente para promover mudanças bioquímicas no meio intracelular, como aumento da produção de ATP (adenosina trifosfato, uma molécula indispensável que garante a liberação de energia para as células dos seres vivos).

Também promove a ativação de enzimas antioxidantes, permitindo que o organismo retome sua homeostase e seu bom funcionamento.

Na Fonoaudiologia, o laser usado é o de baixa potência, pois é um grande aliado em diversas áreas de atuação, sobretudo relacionadas à motricidade orofacial, à disfagia, ronco, paralisias faciais, potencialização do treino miofuncional em estética, auxiliando na readequação de posturas e funções, voz e outras patologias.

Seus benefícios no treino muscular potencializam a terapia miofuncional e acelerando o ganho de força, reduzindo os níveis de fadiga e melhorando o desempenho dos músculos durante a execução de diversas funções, como a fala e linguagem.

Na disfagia, o laser é bastante utilizado para melhorar o fluxo salivar, tanto em pacientes com xerostomia (falta de saliva), como na inibição da produção nos quadros onde há sialorreia (excesso de saliva).

Quer saber como utilizar todos os recursos do Laser na Fonoaudiologia? Indico um CONAFONO só sobre isso. Clique aqui!

Os pacientes que apresentam aspiração, devido à pneumonia de repetição, são os que mais se beneficiam com a laserterapia.

O laser pode proporcionar melhora nas funções de mastigação, na palatalização, permitindo, em alguns casos, o retorno mais rápido à via oral e a variadas consistências.

Em relação à terapia indireta, a laserterapia pode ser aplicada a fim de estimular o trofismo da musculatura que, junto dos exercícios miofuncionais, favorecerá a tonificação ou o relaxamento muscular.

No tratamento da Paralisia Facial com o Laser, o objetivo é promover à modulação da inflamação e estimula a regeneração do nervo lesionado.

Já na fonoaudiologia estética, a terapia é voltada para alcançar uma face harmoniosa, com a suavização de rugas e marcas de expressão.

Com os estímulos para produção de colágenos, melhora da microcirculação local e da hidratação da pele.

Outro recurso utilizado na terapia com o laser é o ILIB (Intravascular Laser Irradiation of Blood). Método de terapia que consiste na irradiação intravascular do sangue, por meio de uma fibra óptica.

É realizado através de uma pulseira especifica, colocada no punho. Sem apresentar dor ou queimação. Tendo como objetivo otimizar a recuperação em pós-cirúrgicos, proporcionando redução mais rápida dos edemas e melhora do estado geral ,dentre outros grandes benefícios.

O número de sessões de laserterapia vai variar, pois depende do tipo de enfermidade tratada ou do estímulo que se pretende produzir e principalmente da frequência do paciente.

O laser é um recurso que auxilia a fonoterapia e nunca poderá substituir a terapia.

Embora seja uma técnica de fácil aplicação, indolor, sem efeitos colaterais e com poucas contraindicações, o uso do laser de baixa potência deve ser feito por profissionais capacitados para realizar a procedimento.

Contra indicações:

Irradiação sobre tumores/neoplasias (benignos ou malignos);
Fenômenos de retenção de muco (Glândulas Salivares – mucoceles, por exemplo);
Em crianças: fontanelas/epífises de crescimento;
Irradiação próxima a marca-passo;
Mulheres grávidas (depende do local da aplicação).

O maior cuidado ao utilizar o Laser, implica no uso de óculos de proteção pelo paciente e profissional.

Quer saber como utilizar todos os recursos do Laser na Fonoaudiologia? Indico um CONAFONO só sobre isso. Clique aqui!



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário