Pilates na Bola nos Esportes





O Pilates consiste em uma série de exercícios e alongamentos utilizando quase que unicamente o peso do próprio corpo para a execução dos movimentos. Ele tem muitos benefícios como prevenção de lesões, reabilitação, fortalecimento do Core, coordenação, força, alongamento e controle. A grande pergunta que fica é:  conseguimos fazer com que o método Pilates seja ainda melhor para atletas?

Não tem como negar que a maioria dos atletas acabam descobrindo o Pilates após uma lesão ou pela necessidade de alívio de dor. O Pilates pode ser muito útil para melhorar os movimentos específicos, correção de gesto motor e melhor condicionamento em muitas posições que a prática de esportes precisa. Uma das formas de se trabalhar com atletas e pilates é com a bola suíça.

A bola suíça foi criada nos anos 70 por fisioterapeutas mas ao logo do tempo, os profissionais de Educação Física acabaram adotando esse equipamento e a aplica em diversos momentos do treinamento do atleta ou esportista,

O Pilates com a bola pode melhorar a nossa postura, a saúde da coluna, a flexibilidade, a coordenação motora, manutenção e melhora do equilíbrio e a força. Ele também controla picos de ansiedade e depressão ocasionados pelo estresse do dia a dia. Ou seja, mais do que um exercício físico, o pilates com bola é um exercício para trabalhar a mente associada ao corpo.

Atletas precisam de movimentos perfeitos tanto para evitar lesões como para ter um gasto energético menor, o que o faz suportar realizar os movimentos por um tempo prolongado de maneira funcional.
A melhora da mecânica do movimento, assim como, a melhora da postura e da flexibilidade podem resultar em ganhos significativos no desempenho do atleta. Uma postura adequada aumenta a velocidade, tempo de reação e força nos movimentos. O fortalecimento do core (centro corporal), aperfeiçoa a funcionalidade dos outros músculos e articulações diminuindo um possível desequilíbrio muscular.

O Pilates melhora sobretudo o desequilíbrio muscular devido aos exercícios de propriocepção o que resulta na melhora de desordens neurológicas, dor crônica, problemas ortopédicos e lombalgia.

Adote o Pilates com a bola no treinamento desportivo!

Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos. Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui e saiba mais

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário