Saiba mais sobre a Reflexologia







A reflexologia podal é uma técnica de massagem aplicada nos pés, aliviando o mais variados, desde dores musculares, enxaquecas, problemas digestivos, depressão, ansiedade, etc.

A reflexologia podal funciona atuando sobre os pontos meridianos reconhecidos pela acupuntura e, portanto, proporciona benefícios essenciais para uma boa saúde corporal e mental. Cada ponto do pé corresponde a um órgão do corpo, que, por sua vez, está relacionado aos sentimentos. Para isso, encontre o ponto certo e o pressione com o polegar em movimentos circulares para sentir os resultados.



Mas além destes pontos essenciais, a técnica trabalha também, no relaxamento dos músculos, tendões e articulações. Alguns tipos de reflexologia podal como, a reflexologia chinesa, tailandesa, francesa e a zonoterapia (que atua sobre as zonas dos pés), utilizam também óleos essenciais.


A reflexologia pode ser considerada o equivalente a uma regulagem, um ajuste do corpo. O reflexologista não cura, somente o corpo é capaz de fazê-lo. A reflexologia ajuda a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando uma área um pouco ativa e acalmando uma superativa. Ela é inofensiva para as áreas que estão funcionando adequadamente.

Como todos os sistemas do corpo estão intimamente relacionados, qualquer coisa que afete uma parte vai acabar afetando o todo. Numerosos terapeutas, após diversos anos de estudo e prática concluíram que a reflexologia atua em diversos níveis: fisiológico, psicológico e espiritual.

Esta técnica tem como objetivo corrigir os três fatores negativos implicados no processo das doenças: congestão, inflamação e tensão. Quando se fala em tensão, devemos lembrar que não se apresenta independentemente das emoções e sentimentos, ou seja, uma tensão também se refere a uma parte psicológica a ser cuidada. Portanto, a reflexologia é de grande auxílio nas psicoterapias trazendo materiais importantes ao psicoterapeuta principalmente os de abordagem corporal e trans pessoal.



Temos que lembrar que nossos pés suportam nosso peso durante todo o dia! Portando estão submetidos a uma pressão muito grande e sobretudo com sapatos não adequados, fazendo com que haja um desequilíbrio no nosso eixo de sustentação. Mexendo com todos os nossos músculos de articulações, mudando a nossa postura.

A técnica pode ser aplicada em qualquer pessoa: bebês, idosos, grávidas e até em pacientes oncológicos, ou como parte dos cuidados paliativos. Estudos científicos preliminares têm demonstrado que a reflexologia é efetiva para distúrbios como ansiedade, estresse, tensões, constipação crônica, diabetes do tipo 2, bem como no controle da dor. A formação se dá por meio de cursos livres.

Numa primeira visita, o terapeuta observará atentamente a pessoa e investigará seu histórico para conhecer seus hábitos de vida. Após essa primeira fase, ela será convidada a se sentar ou a se deitar para exame dos pés. Avaliadas as áreas a serem tratadas, as sessões terão duração média de 20 minutos. E as sessões serão semanais ou, em casos mais graves, poderão ocorrer a cada três dias.

Publicada e 19/05/15 e revisada em 03/05/21


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário