5 dicas para melhorar o jogo no Futsal





Para aumentar as chances de um bom desempenho no futsal, o aluno/atleta precisa seguir algumas dicas, que se bem seguidas, poderão auxiliar no desempenho, nas habilidades técnicas e na organização tática. Fazendo a fusão destes elementos, as chances de um rendimento satisfatório aumentam consideravelmente.

1ª Dica: Alongamento e Aquecimento

Toda a prática esportiva deve começar antes com um alongamento seguida de um aquecimento. Sempre que for fazer um treinamento de futsal é necessário antes fazer ao menos 10 minutos de alongamento e 10 minutos de aquecimento, isso evita lesões durante o jogo. Apesar do pouco tempo de aulas nas aulas de Educação Física nas escolas esta primeira dica não pode passar despercebida tendo em vista a importância para os alunos jogadores.

2º Dica : Posicionamento em quadra (Organização Tática)

A primeira estratégia que você deve treinar no futsal é o seu posicionamento e o posicionamento dos demais jogadores. No futsal o jogo é rápido. O posicionamento dos jogadores e sua movimentação devem ser precisa e organizada o que é fundamental para um bom rendimento durante o jogo.
Jogadores que não se movimentam ou que não tem um "entrosamento", terão um rendimento baixo durante a partida.

3º Dica: Passes e lançamentos

Esta é dica muito importante no treinamento de futsal. O jogador deve após começar as suas movimentações em quadra, saber dar bons passes e bons lançamentos. Não é tão difícil acertar passes nos futsal, entretanto este fundamento necessita de treinamento.
Além de treinar bastante para acertar os passes e lançamentos, os jogadores devem fazer um jogo entrosado, um ajudando o outro sempre. Por isso ao entrar nos treinamentos, utilize o passe como uma ponte para o sucesso no futsal.

4ª Dica: Fortalecimento dos músculos e uso do corpo

Saber usar o corpo e ir firme na bola é a quarta dica para um bom treinamento de futsal. Quem deseja ser um bom jogador de futsal, fazer uma musculação específica para jogadores de futsal é ótimo para ganhar massa corporal e fortalecer principalmente os músculos dos membros inferiores. Esta é uma ótima dica para "ganhar a bola" em um disputa corpo-a-corpo além de fortalecer a musculatura para um chute mais potente.
Jogadores ectomorfos também devem entrar firme nas disputas. Existem chances destes de ganhar a bola do adversário se tiver uma vantagem técnica sobre o oponente.

5ª Dica: Chutes

Ter qualidade nos chutes é fundamental. Fazer treinamento de chutes é essencial para melhorar a qualidade do jogador. O treinamento de chutes deve ser feito tanto de bolas paradas como também de bolas em movimento no solo ou bolas aéreas. O posicionamento e movimento dos braços e do corpo devem ser observados para uma qualidade satisfatória do chute.

Chutes rápidos e certeiros são um convite certo para o gol.

Ao longo destas 5 dicas, o aluno irá aprender os princípios de qualidade técnica e tática no futsal. Se executar todos os passos com precisão, possivelmente será um jogador de destaque na escola, dia-a-dia ou na vida profissional.

Escrito pelo professor Fernando Moreira


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário