5 benefícios do esporte para a mente




Resultado de imagem para esporte

Se você não quer sofrer com doenças advindas da falta de atividade física, mas espera que a vontade algum dia chegue, uma notícia: ela não virá! A razão disso é que o ser humano, assim como todos os outros mamíferos, é naturalmente preguiçoso, pois a retenção de energia é uma das condições essenciais para sua sobrevivência. Isso tanto é verdade que em ambientes selvagens os animais só desperdiçam calorias por dois motivos: caçar e se acasalar. No entanto, já não estamos mais na selva e a vida nas cidades fez com que ambas atividades fossem resolvidas sem grandes esforços, causando novos problemas físicos e mentais como a obesidade, o estresse e a depressão. Logo, para lutarmos contra os males do sedentarismo, diminuindo a ansiedade, o estresse e garantindo uma maior qualidade de vida; é necessário ativar essa máquina de movimento que é o corpo e criar uma rotina disciplinada de exercícios. Abaixo separamos 5 das principais vantagens da prática de esportes para a mente:

Diminuição da ansiedade

Quando praticamos esportes e movimentamos o corpo por alguns minutos, queimamos calorias e liberamos, com isso, parte da energia acumulada da alimentação. Nesse processo o corpo cansado libera substâncias como a adrenalina, obrigando o cérebro a focar sua atenção no momento presente, o que, automaticamente, diminui o fluxo de pensamentos secundários.

Terminado o exercício, o corpo passa a liberar serotonina, que é uma outra substância reguladora, dando aquela sensação de tranquilidade. É por isso que muitos ansiosos passam a correr ou praticar algum tipo de esporte para controlar o excesso de pensamentos repetitivos.

Para eles, a atividade física não só garante um corpo mais eficiente, como também limpa a mente as preocupações diárias.


Redução do estresse

O estresse é uma das doenças mais recorrentes nos consultórios e apesar de ser facilmente tratável, o doente costuma apresentar bastante resistência antes de se livrar dela de uma vez por todas. O trânsito, a família, o trabalho e a impaciência são, em geral, as principais queixas do estressado. E de tanto estresse, ele acaba construindo o mau hábito de levar uma vida sedentária como recompensa às atribulações a sua volta, gerando um ciclo vicioso simples de ser quebrado: basta praticar esportes. A adrenalina e a serotonina farão todo o trabalho, expulsando qualquer resquício de estresse, conforme o corpo for suando. Com um corpo mais disposto o estressado descobre ferramentas para dar menos importância ao que prejudica a mente, passando a ter uma rotina mais saudável.


Aumento da motivação

Corpo são, mente sã. Esse é o ensinamento socrático mais conhecido entre pessoas de sucesso. Independente de sua área de atuação, é possível aumentar seu desempenho no trabalho através de exercícios físicos regulares, pois conforme o corpo vai ganhando saúde, o cérebro vai se motivando, querendo cada vez mais melhores resultados nos estudos, nos projetos, e nos planos futuros. Logo, isso garante ao indivíduo além de mais saúde física, melhores ideias e maior disposição para encontrar soluções para assuntos das mais variadas ordens.


Sensação de felicidade

Quando fazemos esporte, sorrimos ou somos generosos com outra pessoa, nosso cérebro automaticamente nos dá uma recompensa: serotonina em grande quantidade. Esse hormônio não é conhecido como “homônimo do prazer e da felicidade” por acaso. É sabido que pessoas deprimidas sinalizam menos dessa substância no cérebro, enquanto que as mais satisfeitas a esbanjam.


Melhora a qualidade do sono

A serotonina também é um dos hormônios reguladores do sono. Tanto que especialistas recomendam a prática de esportes cerca de 4 horas antes do sono para que o corpo cansado e relaxado por esse hormônio possa garantir ao indivíduo uma noite de sono mais tranquila.
Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário