Planejamento de Cuidados na Enfermagem





O atendimento ao paciente na Enfermagem deve ser realizado com o máximo de eficiência possível. Mas como melhorar a efetividade da abordagem no cuidado ao paciente? Uma das formas é estabelecer um Planejamento de Cuidados de Enfermagem. A segurança do paciente sempre deve estar em primeiro lugar. Por isso, os cuidados de enfermagem precisam ser realizados com a maior atenção possível para, assim, evitar acidentes e infecções.

O objetivo do planejamento é tornar o atendimento mais efetivo e o seu formato varia de acordo com o lugar. Porém, usualmente, é dividido em quatro categorias (que podem ter nomes diferentes nas diversas instituições):

1.Diagnósticos de enfermagem: utilizada para definir o exato plano de cuidado ao paciente e conduzir às intervenções e resultados dos mesmos

2. Objetivos e resultados: contém o que o enfermeiro espera atingir ao implementar essas ações (o resultado desejado)

3. Prescrição de enfermagem: instruções para as atividades específicas que irão ajudar o paciente a atingir seus objetivos com o cuidado

4. Avaliação: o profissional determina a efetividade do planejamento de acordo com os resultados atingidos ao seguir o mesmo

O enfermeiro é o profissional que fica mais próximo ao paciente. Isso faz com que ele tenha uma série de responsabilidades que nem mesmo o médico tem com a questão da segurança e da higiene.


A importância de saber fazer esses cuidados da forma correta tem a ver, claro, com o bem-estar do paciente, com evitar que ele caia da cama, ou que haja infecção por uma bactéria por conta da falta de limpeza. Porém, é também relevante ao próprio enfermeiro, já que ele precisa agir com cuidado para que não seja infectado, não machuque e não cause acidentes.

Para terminar, preciso falar sobre o E-book Cuidados de Enfermagem. Esse material foi criado para auxiliar em seus estudos e durante os procedimentos do dia a dia, otimizar seu tempo e oferecer maior segurança.
Esse assunto é de extrema importância no dia a dia de todos que prestam assistência, pois está diretamente relacionado com a qualidade e segurança do atendimento e da eficácia dos procedimentos realizados. Saiba mais clicando aqui!


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário