Antecipação é importante para o goleiro de Handebol






A posição de goleiro é a de maior especificidade do handebol, considerada como a última barreira defensiva, suas defesas são de fundamental importância para sua equipe.

Os goleiros utilizam-se de estratégias posicionais para reduzir a incerteza sobre a direção da bola. Os goleiros devem esperar para começar sua ação, somente após o momento em que o atacante não possa modificar a trajetória da bola. 



Quando a dificuldade de antecipar o lançamento é alta, o goleiro reage mais rápido; já quando a dificuldade de antecipação é menor, a resposta do goleiro ao estímulo fica mais lenta, já que ele antecipou a ação. Os goleiros têm uma tendência de aproximar o centro de massa ao solo no momento da antecipação. Os goleiros têm mais eficiência em antecipar o lado do lançamento, e mais dificuldade em antecipar a altura da bola.

A antecipação pode ser espacial ou temporal.

Antecipação espacial é a capacidade de prever o que acontecerá em uma situação de performance, e antecipação temporal é a capacidade de prever o momento de um evento ou quando o evento irá acontecer.

Ou seja, no Handebol os goleiros devem ser capazes de antecipar os movimentos dos jogadores adversários e o tempo em que a ação vai ocorrer para conseguir ter melhor desempenho esportivo.

Os goleiros de Handebol dependem da sua capacidade de antecipar os movimentos do adversário e de diminuir seu tempo de reação para ter um bom desempenho. Goleiros respondem às variações dos estímulos de formas diferentes devido à individualidade biológica. Os goleiros têm respostas semelhantes para estímulos semelhantes.

Dicas para professores e estudantes

Ter material de qualidade para o estudo do Handebol é importante. Eu indico:

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário