Pra que estudar Cinesiologia?








A Cinesiologia é uma disciplina multidisciplinar, envolvendo conhecimentos de anatomia, fisiologia articular e aplicando os mesmos aos movimentos humanos simples e complexos.

A cinesiologia é um campo excitante, dinâmico, que está passando por atualizações constantes. A demanda por profissionais qualificados está crescendo em toda a linha de atividade física, na medida em que seu uso se torna mais apreciado. O corpo humano tem uma estrutura mecânica muito complexa, e especialistas acham que estudar essa interação sutil especificamente pode produzir resultados surpreendentes.

Estudar Cinesiologia é relacionar a mesma de forma permanente com o estudo das multiplicidades dos movimentos executados pelo ser humano, compreendendo as forças internas e externas atuantes e seus limites, possibilitando em muitos casos até a prevenção de lesões.

Um aspecto que caracteriza a importância de estudar Cinesiologia diz respeito ao fato de que ao compreender as causas e efeitos do movimento, podemos, através do uso deste conhecimento, estabelecer os limites aceitáveis de estresse que as estruturas locomotoras do corpo humano são capazes de suportar. isto assume especial importância na prescrição do exercício físico para as diferentes populações, tanto para a melhoria das capacidades físicas, quanto para a elucidação dos mecanismos que acarretam lesões no sistema muscular e esquelético humano.

O "pensar cinesiológico" citado no início do livro, deve ser uma constante no profissional, pois em nossa profissão devemos prescrever movimentos variados para nossos alunos, avaliar a execução desses movimentos, buscando a correção na execução dos mesmos e buscando a todo instante evitar que lesões musculares ocorram durante a execução dos movimentos. Mesmo na execução de movimentos naturais (andar, correr, saltar e outros), a orientação do profissional de educação física é de fundamental importância.

Para finalizar, se você saber mais sobre esse assunto, tem o Curso de Cinesiologia  oferece ao profissional de Educação Física e Fisioterapia conhecimentos sobre a origem da cinesiologia, Planos e eixos, articulações, músculos, análise cinesiológica e muito mais. Clique aqui e saiba mais!


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário