Princípios da Medicina Integrativa






Medicina Integrativa é a prática da medicina que reafirma a importância da relação entre o paciente e o profissional de saúde. Ela é focada na pessoa em seu todo, informada por evidências e faz uso de todas as abordagens terapêuticas adequadas, com profissionais de saúde e disciplinas para obter o melhor da saúde e cura.

A medicina integrativa é definida como o uso de terapias complementares com eficácia baseada em evidências científicas em associação à medicina convencional.  No Brasil, em maio de 2006, o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PIC), normatizando, por meio de uma portaria, a prática de tratamentos complementares, como homeopatia, fitoterapia, acupuntura e outros, pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A medicina integrativa propõe a interdisciplinaridade por meio da associação de técnicas e reunião de vários profissionais de áreas e formações distintas, o que permite ampliar a percepção sobre a doença e definir uma melhor linha terapêutica, analisando o indivíduo como um todo: corpo, mente e espírito. Nessa modalidade, pode-se lançar mão tanto da medicina convencional (alopatia), quanto de métodos alternativos e menos invasivos, sempre que possível, como musicoterapia, homeopatia, acupuntura, uso de fitoterápicos, aromaterapia, técnicas de respiração, meditação, quiropraxia, reiki e tai chi chuan, entre várias outros. Porém, sempre com base em estudos criteriosos e evidências quanto à sua eficácia.

A abordagem terapêutica é compartilhada e integrada entre todos os profissionais de saúde envolvidos e inclui, entre outros aspectos, orientações sobre alimentação, exercícios físicos, gerenciamento de estresse e bem-estar emocional.  Isso vai além do manejo de sintomas, englobando todos os fatores que influenciam o processo da doença e da cura.

Princípios da Medicina Integrativa:

. A saúde é vista como um estado vital de bem-estar físico, mental, emocional, social e espiritual, que capacita a pessoa a estar engajada em sua vida.

. O médico atua como parceiro no processo de cura e na saúde.?. O paciente informado é parte do processo de decisão do plano de tratamento.

. As intervenções são dirigidas para tratar a doença, bem como para assistir a pessoa como um todo: abordando todos os aspectos que influenciam o processo da doença e da cura.

. Os pacientes são orientados a reconhecer, administrar e diminuir os fatores estressantes.

. Os pacientes recebem orientações nutricionais: os alimentos são considerados agentes fundamentais na promoção de doença e saúde.

. O impacto das influências sociais no processo de adoecimento e na saúde é considerado e incluído no plano de tratamento.

. As influências ambientais no processo de cura e na saúde são abordadas, investigadas e consideradas no plano de tratamento.

. O plano de tratamento é compartilhado e integrado entre todos os profissionais de saúde envolvidos.

Trata-se, portanto de uma abordagem que, para tanto, articula as práticas convencionais com aquelas hoje conhecidas como "complementares" (antes denominadas "terapias alternativas"), tais como práticas meditativas, técnicas de respiração, relaxamento, atenção plena e uso de fitoterápicos – cuja segurança e eficácia já foram comprovadas cientificamente.

Outro aspecto primordial dessa especialidade está no resgate da autonomia de cada indivíduo para incentivar a sua participação ativa no processo de cura e a consciência da sua capacidade inata de recuperação. Para tanto, o paciente conta com a intervenção do próprio médico, com quem estabelece uma parceria visando à manutenção da própria saúde.  Para essa parceria, a Medicina Integrativa conta com profissionais de diversas áreas e formações, tendo na interdisciplinaridade uma condição essencial para cuidar das pessoas.

. A cada paciente é desenvolvido um plano de tratamento individualizado, baseado em suas demandas e necessidades.

. A promoção de saúde e a prevenção são enfatizadas no plano de tratamento.

. Todas as abordagens terapêuticas, profissionais de saúde e disciplinas são consideradas.

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário