Fonoaudiologia na Disfunção Temporomandibular






A articulação temporomandibular (ATM) é responsável por todos os movimentos que fazemos com a mandíbula, isso inclui a mastigação e a fala. Seu funcionamento ocorre graças à ação conjunta da musculatura da face, bem como do disco articular responsável pelo suave deslizamento da extremidade do osso da mandíbula, na fossa articular do osso temporal. Como o aparelho fonador é incluso neste processo, a fonoaudiologia precisa fazer parte do tratamento para manter o universo bucal do paciente em constante harmonia.

A maioria dos sintomas associados a  disfunção temporomandibular, ocorrem devido estresse físico sobre a estrutura do maxilar ao redor das articulações, outros por infecções ou neuralgias (dor na distribuição de um nervo). São eles:

• Dor de cabeça;
• Estalo do maxilar com sensação de desencaixe ao abrir e fechar a boca;
• Mandíbulas travadas ou que saem do lugar;
• Dor ao bocejar, abrir a boca ou mastigar.

De acordo com os sintomas, os exames físicos ou de imagem serão feitos por um odontologista ou otorrinolaringologista, como:

• Exame odontológico para verificar se os dentes estão mal alinhados;
• Orientar o paciente a deslizar os dentes de um lado para o outro;
• Observar o abrir e fechar da boca, para ouvir a mandíbula fechar;
• Raios X para verificar toda a arcada dentária.

O uso de aparelho ortodôntico, sessões de fisioterapia e fonoaudiologia ajudarão no tratamento.

Com a avaliação deste especialista, é possível investigar o problema mais a fundo, visando aspectos relacionados às funções orais, como a mastigação, por exemplo. Casos relacionados à DTM decorrentes de postura inadequada ou tensão excessiva da musculatura facial e cervical, bem como após cirurgias em face, como a ortognática, têm na Fonoaudiologia os ajustes da musculatura envolvida, garantindo o reequilíbrio destas estruturas.

O papel da fonoaudiologia é identificar qual a função que está interferindo na estabilidade da estrutura maxilar e, com exercícios e treinos da função, mais a ajuda do paciente, o fonoaudiologista vai trabalhar e modificar as funções erradas, para que os maus hábitos como o posicionamento inadequado da língua entrepondo os dentes e a respiração pelo nariz com a boca aberta, sejam cortados e ocorra uma evolução no quadro clínico do paciente.

Tenho uma dica de curso que irá ajudar no dia dia clinico e mantendo sempre a qualidade do tema abordado. Vamos desvendar os mistérios da ATM e suas DTMs para atuar com segurança, autonomia e profissionalismo.  Esse curso é para você FONOAUDIÓLOGO que quer aumentar seus conhecimentos, trazer mais qualidade no seu atendimento e o que é melhor, como preço acessível, sem sair de casa, sem se preocupar com despesas de locomoção, hospedagem, alimentação e todo o resto. Clique aqui e conheça o Curso ATM e DTMS, para fonoaudiólogos


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário