O professor e a preparação para o Enem





O Exame Nacional do Ensino Médio pode até ser o bicho papão de muitos estudantes mas é um fato incontestável que toda preparação demanda tempo, orientação.

Assim sendo, é preciso que está preparação conte com o apoio de outras pessoas, que indiquem bons caminhos e uma trajetória definida, cuja linha de chegada representará tão somente o bom desempenho mediante o processo avaliativo pelo qual irá passar.

Sob esse aspecto, não podemos esquecer o papel do professor nesse processo. Ele representa o fio condutor em meio a esse ínterim, arquitetando de forma precisa tanto o lado material (possibilitando a aquisição de conhecimentos), quanto o lado emocional, visto que o aluno, enquanto ser humano, representa um ser complexo. Dessa forma, torna-se essencial que o professor permita que os alunos concebam o exame não como uma prova de resistência, mas sim como uma democrática
oportunidade de acesso às vagas federais de ensino superior – objetivo esse norteador para a maioria dos candidatos.

Veja cursos para todas as matérias para o ENEM,

Os alunos/canidatos precisam se sentir seguros e confiantes de que tudo ocorrerá como o esperado, visto que possuem potencial para atingir seus reais objetivos. Essa questão se encontra aliada a um fator de grande relevância – as prioridades. Em se tratando delas, significa convencê-los de que o melhor caminho é pautar-se pela obrigação em detrimento ao lazer? Certamente que não, o ideal é que se conscientizem da necessidade de saber dosar os dois lados da moeda, ou seja, nem pender somente para um lado, nem para o outro, o ideal é estabelecer o equilíbrio.

Conscientes de tal importância, outro passo importante é orientar os educandos para que mantenham a calma no dia do exame e para que não se desesperem diante do primeiro obstáculo. Quando se depararem com questões consideradas mais difíceis, não devem ficar nervosos, o passo é partir para aquelas com as quais estabelecem maior familiaridade.

O modo como o educador conduz sua prática pedagógica, sobretudo em se tratando da preparação de seus alunos para um relevante momento – o Enem – de sua trajetória enquanto aprendizes, tende a refletir na manifestação de um bom desempenho por parte deles.
Veja cursos para todas as matérias para o ENEM,


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário