Dicas para condução de bola e seus principais erros no Futebol



Resultado de imagem para futebol

 Um bom treinador reconhece que deve aproveitar a condução de bola aliada à inteligência dos jogadores para aumentar a potência e a dinâmica de toda a equipa. Sendo assim, refiro algumas dicas importantes para efetuar a condução de bola de forma correta
  • Cabeça levantada - esta característica define muito sobre a forma como um jogador corre com a bola, especialmente para os jogadores cuja função é cruzar ou criar oportunidades de finalização. Quando um jogador levanta a cabeça, precisa apenas de um segundo para estudar a posição dos colegas de equipa e dos adversários. Assim, pode estudar a melhor situação para si e para a equipa, seja continuar a conduzir a bola, cruzar ou passar para um colega de equipa.
  • Proteger a bola com o corpo - é muito importante, especialmente se o portador da bola não está a efetuar um sprint, isto é, está a conduzir a bola devagar. Quando um jogador protege a bola com o corpo, a probabilidade de perder a bola é muito menor, assim como a probabilidade de conseguir uma falta a favor da sua equipa é muito maior.
  • Efetuar pequenos toques com a parte interna do pé - esta é uma técnica para manter a bola dentro do raio de ação e em frente ao portador da bola. Assim, se um adversário tentar o desarme, o portador da bola tem mais hipóteses de manter  a posse de bola.
  • Utilizar os dois pés da condução de bola - por vezes, é mais fácil tocar a bola com o pé mais fraco do que com o pé mais forte, evitando perder o controlo da bola momentaneamente. Assim, corre menos riscos de perder a posse de bola sem razão que possa ser aceite

Existem vários erros que por vezes levam a uma má posse de bola e à perca de posse de bola. Estes erros devem ser corrigidos durante o treino para que a equipa não os cometa durante o jogo:

  • O corpo não está na posição de base - é mais fácil partir da posição de base para o controlo de bola, do que do repouso para o controlo da bola, uma vez que entre situação de repouso e controlo de bola, o atleta irá sempre passar pela posição de base. Ao manter a posição de base, o atleta perderá menos tempo para entrar no controlo de bola.
  • Não levantar o olhar - é tão importante levantar a cabeça para estudar a situação de jogo como é um erro grosseiro não levantar a cabeça. Através do estudo da equipa e do adversário, o portador da bola pode tomar decisões eficazes, que não podem ser tomadas apenas olhando para o chão.
  • Toques na bola muito fortes - equivale a levar a bola para fora do raio do ação do portador da bola, e consequentemente aumentar os riscos de perder a posse de bola
  • Atirar a bola para longe e correr atrás da mesma - por vezes, encontramos jogadores a utilizar esta estratégia. No entanto, esta estratégia apenas deve ser utilizada por jogadores experientes e em zonas altas do terreno, uma vez que as probabilidades de perder a posse de bola são elevadas
  • Conduzir a bola com a ponta dos pés - esta forma de condução é muito irregular, e por vezes, nem mesmo o portador da bola sabe para que lado vai conduzir a bola, acabando por atrapalhar-se sozinho e correr riscos de perder a posse de bola.
Dicas para professores e estudantes

Ter material de qualidade para o estudo do Futebol é importante. Eu indico:

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário