Aprenda o método Maitland de maneira eficaz





A Terapia Manual é o método mais eficaz e completo para uma reabilitação físico-funcional. Ela age nas causas e consequências das patologias e por isso seu resultado é rápido e eficiente, inclusive no alívio das dores.

Aliviar a dor é o principal objetivo do método Maitland, um tratamento fisioterápico não embasado apenas em uma técnica de mobilização articular em si, mas sim uma "filosofia" que engloba a avaliação e o tratamento, que defende o raciocínio clínico baseado principalmente nos achados clínicos. Esse método é utilizado para aliviar dores e liberar com segurança determinadas estruturas, apresentando o objetivo de restaurar os movimentos e a amplitude de movimento normal, melhorando, assim, a função do indivíduo.

O Maitland preconiza 5 níveis diferentes de mobilização/manipulação e graças a isto podemos aplicar desde uma patologia aguda até uma crônica com presença de artrose severa e osteoporose por exemplo.

Por isso pode ser aplicada nas mais diversas patologias, adequando a técnica às alterações que o paciente apresenta. Por exemplo: artrose, osteoporose, espondilólise, espondilolistese, lombalgia, ciatalgias, cervicalgia, braquialgias, toracicalgia, sacroileites, síndrome facetária, hérnias de disco, síndrome do piriforme, bursites, tendinites, artrites, fibromialgia, síndrome do túnel do carpo, condromalácea patelar, distúrbios da ATM, cefaleia, dentre outras diversas alterações que o Maitland, técnica da especialidade da Terapia Manual, trata com qualidade e eficácia.

O grande impacto do conceito Maitland não reside nas técnicas, mas sim no processo de avaliação clínica meticulosa que permite, inclusive, que quaisquer outras modalidades de mobilização ou manipulação possam ser agregadas, aplicadas e reavaliadas sem comprometer em absolutamente nada o processo de raciocínio clínico. Porém, essas técnicas são preferencialmente usadas para tratamento de disfunções da coluna vertebral.

 Para finalizar, o  Conceito Maitland é uma ferramenta da terapia manual que ajuda a olhar para o paciente como um todo, possibilitando fazer uma avaliação minuciosa e então tratá-lo de maneira individualizada. Se você quiser ter um bom conteúdo sobre esse assunto conheça o curso online Maitland, clicando aqui!

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário