A terapia ABA consiste no ensino intensivo das habilidades necessárias para que o indivíduo diagnosticado com autismo se torne independente e tenha a melhor qualidade de vida possível. Fundamentado na observação e investigação, o método tem aplicação dinâmica e mostra tendência ao descobrimento de novos princípios comportamentais, o que contribui de forma efetiva para o desenvolvimento de estudos.
Especialistas definem a aplicação da terapia ABA para crianças autistas como "aprendizagem sem erro". Ela trabalha, basicamente, no reforço dos comportamentos positivos.
Durante o tratamento, as habilidades geralmente são ensinadas de forma individualizada, via apresentação de uma instrução ou dica, com o professor auxiliando o aluno por meio de uma hierarquia de ajuda.
As oportunidades de aprendizagem são repetidas muitas vezes até que a criança demonstre a habilidade sem erro em diversos ambientes e situações.
A aprendizagem sem erro proposta pela terapia ABA envolve o alerta precoce e imediato do alvo, de modo que a resposta do aluno esteja correta. Essas instruções imediatas garantem o sucesso.
Uma vez que o aluno esteja familiarizado com o comportamento-alvo, a solicitação é sistematicamente diminuída até que ele seja capaz de responder corretamente por conta própria.
Entre as habilidades ensinadas na terapia ABA, estão os comportamentos que interferem no desenvolvimento e na integração do indivíduo diagnosticado com autismo.
Nos comportamentos sociais, são incluídos contato visual e comunicação funcional. Nos comportamentos acadêmicos, constam pré-requisitos para leitura, escrita e matemática.
Já nas atividades do cotidiano, está a higiene pessoal. Também é trabalhada a redução de comportamentos como agressões, estereotipias, autolesões, agressões verbais e fugas.
Um dos importantes benefícios da terapia ABA é a diminuição da frustração e do desânimo do paciente. Ao garantir que os alunos respondam corretamente, especialmente durante a aquisição de uma nova habilidade, o aprendizado sem erros ajuda a aumentar a motivação e o prazer de aprender.
Esse tipo de terapia ajuda a entender 3 perguntas básicas:
- Como o comportamento funciona?
- De que forma o comportamento é afetado pelo meio em que a pessoa vive?
- Como ocorre o aprendizado?
A partir desses questionamentos, o método ABA busca trabalhar o impacto da condição autista em situações reais. O objetivo é fazer os comportamentos desejáveis e úteis serem ampliados e diminuir aqueles que são prejudiciais ou que estão afetando negativamente o processo de aprendizagem.
Muitos profissionais da área da saúde, da educação e familiares buscam conhecimento com o objetivo de ofertar condições mais favoráveis de aprendizado para ajudar seus pacientes, alunos e filhos com diagnóstico de TEA- Transtorno do Espectro Autista a se desenvolverem da melhor forma possível. O Curso online Aba e Autismo foi pensado a partir dessa necessidade. Clique aqui e saiba mais!
Eu sou a Dani, a atendente do
Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo
Whatsapp ou
email do site . Conheça também nossa página de
materiais educativos gratuitos .
Comente:
Nenhum comentário
Postar um comentário