Métodos de Ensino no Handebol






O ensino do Handebol é uma responsabilidade única do professor/treinador e ele precisa, para isso, optar por um dos métodos de ensino existentes para o treinamento do Handebol. Com certeza, pode determinar tanto o sucesso quanto o insucesso, ou até mesmo a desistência do esporte por parte do praticante

Tenha GRÁTIS: Ebook sobre Handebol Lúdico

Para que o trabalho se realize de forma correta e haja a estimulo da criança para o esporte de forma correta – que não agrida seu limite físico e até mesmo psicológico –, é necessário balancear os prós e os contras de cada método. Para tal, abaixo descrevo um pouco de cada um dos três métodos de ensino dos desportos coletivos:

O método Global é aquele sistema de ensino do desporto onde o professor apresenta o handebol como o mesmo é praticado normalmente, num todo. Nesse método, o aluno convive com todos os mecanismos do desporto desde o primeiro contato. O aluno pratica o jogo de handebol desde o início da aprendizagem do desporto, executando passes, dribles, arremessos. É claro que com uma série de limitações referentes à performance, cumprimento e conhecimento das regras e outros muitos limitantes.

É o sistema preferido pelos alunos, visto que a motivação para a prática do Handebol é acrescentada e/ou mantida ao longo dos treinamentos quando o aluno pratica a todo o instante o desporto, sem fracionamento ou interrupções, é; pois, um sistema de aprendizagem mais próximo do espontâneo.

Como fatores limitantes pode-se citar o fato de não ser necessário um professor com bom nível de conhecimento para aplicar este modelo de treinamento – que é o mais fácil de ser aplicado na aula.  Também o fato de que não há grande progresso em termos de ganho de qualidade de desempenho da equipe.

No método Parcial do Handebol, o professor fará uso de inúmeros exercícios educativos que serão apresentados aos alunos separadamente até a aquisição de determinado gesto motor. Depois, o professor unirá os ensinamentos que se deram de forma fracionada, ao longo dos treinamentos, e irá transformá-los em gesto efetivo do desporto – passe, arremesso, defesa.

Assim,  os alunos adquirem os gestos motores e o conhecimento do jogo em si totalmente em separado, desarticulados entre si. Este tipo de método tem como principais pontos negativos o fato de se apresentar muitas vezes desmotivante para os alunos – pois os mesmos não "jogam" handebol, apenas realizam repetidamente o treinamento de gestos motores que compõem o desporto.

Porém, como pontos fortes, este sistema apresenta o fato de permitir que sejam feitas correções com muita facilidade, além de ser possível ensinar os fundamentos de forma bem profunda, tornando o aprendizado consistente e permanente.

No método Misto há um equilíbrio entre os dois métodos de ensino do Handebol citados anteriormente, pois o professor inicialmente apresenta aos seus alunos o desporto e, depois do primeiro contato ele trabalha isoladamente alguns aspectos do jogo mais aprofundada mente, através de exercícios educativos, de acordo com as dificuldades apresentadas por seus alunos.

No método misto há a vantagem, dentre outras, de o professor poder observar os erros que ocorrem na execução dos gestos motores durante o jogo propriamente dito e corrigi-los naquele mesmo instante. Após a correção ainda poderá observar qual o nível de melhora houve nessa ação de correção e na execução final do gesto e do jogo em si de cada aluno.

Como desvantagem desse método, pode-se citar o fato de que não é nem treinamento composto por jogo e nem treinamento composto por educativos. Na verdade, esse tipo de treinamento muitas vezes frustra e desmotiva os alunos por não permitir que os praticantes entendam a dinâmica do treinamento.

Quer ensinar Handebol de maneira eficaz?  Clique aqui e saiba mais!

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário