Professor de Educação Física no Mini-Handebol






O mini handebol é uma modalidade voltada para o público infantil. Nesse esporte existem algumas adaptações do handebol praticado pelos adultos, que fazem com que a atividade se torne mais simples e mais divertida para a criançada.



A capacidade de brincar possibilita às crianças um espaço para resolução dos problemas que a rodeiam. O ato de brincar é mais que a simples satisfação de desejos. O brincar é o fazer em si, um fazer que requer tempo e espaço próprios; um fazer que se constitui de experiências culturais, que é universal e próprio da saúde, porque facilita o crescimento, conduz aos relacionamentos grupais, podendo ser uma forma de comunicação consigo mesmo e com o meio que a rodeia.

Trabalhando com o Mini-Handebol, o professor faz estímulo das percepções e inteligências, tomada de decisão, velocidade de reação mediante estímulos diversos, desenvolvimento para ganho de memória além de concentração e reflexão incentivando o pensamento crítico, fazendo com que esses temas sejam o foco do trabalho de desenvolvimento cognitivo nas atividades.

Além disso, o jogo do mini-handebol visa principalmente o desenvolvimento do respeito, coletividade, solidariedade e cooperação, com atividades prazerosas promovendo a sociabilização dos alunos.

No mini-handebol tudo é pensado e desenvolvido para fazer o bem às crianças, ao ser humano, à educação e ao esporte. Com essas variações nas regras que o jogo tem é possível trabalhar o desenvolvimento motor infantil e a sociabilidade dos jovens atletas, dois aspectos fundamentais para o desenvolvimento e a qualidade de vida de um indivíduo.

Um dos principais objetivos deste tipo de jogo é o de despertar o gosto pela atividade física, mais especificamente pelo handebol, nas crianças e fazer com que todas obtenham êxito nas atividades realizadas, e o aspecto lúdico tão presente na filosofia da atividade, segundo diversos autores, é fundamental nesta fase da vida da criança, com a finalidade de estimular e incentivar sempre os participantes da forma mais positiva possível.

O professor de educação fisica que utiliza o mini-handebol torna-se um viabilizador desta questão, que alia os interesses e objetivos gerais e específicos da modalidade às questões pedagógicas adequadas à idade e ao interesse das crianças, que é o de brincar, jogar e estar com os amigos em uma atividade diversificada em que todos jogam juntos, divertindo-se e aprendendo muito.

As variações e os temas propostos em aula para cada fase do mini-handebol devem ser planejados de forma que os estímulos e situações proporcionem experiências novas e enriquecedoras aos seus praticantes.

O mini handebol é uma adaptação do handebol para crianças de 06 a 10 anos.

Dicas para professores e estudantes

Ter material de qualidade para o estudo do Handebol é importante. Eu indico:

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário